
O cerco contra o garimpo ilegal de ouro que invade e vem destruindo a Floresta Amazônica foi combatido em mais uma ofensiva por homens do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Desta vez, a ofensiva aconteceu no rio Jandiatuba, um importante e extenso braço que banha o estado do Amazonas, com cerca de 500 quilômetros.
Foi na extensão desse rio que homens do Ibama encontraram em andamento mais um garimpo ilegal de ouro. Na ação, foram implodidas cerca de 16 dragas e 4 rebocadores. De acordo com o órgão, a operação “causou um duro golpe às atividades criminosas que ameaçam a Amazônia e, principalmente, os povos indígenas”.
A ação contou ainda com homens da Polícia Federal e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Entre as apreensões, o Ibama pontua: uma embarcação de recreio (revertida para uso na fiscalização), pequenas embarcações motorizadas e dezenas de celulares para análise de inteligência.
Ainda segundo o órgão federal, a ação resultou em um importante prejuízo financeiro para o garimpo ilegal e seus financiadores. De acordo com o Ibama, “o prejuízo financeiro foi expressivo para o garimpo ilegal. Houve fortalecimento da proteção ambiental e indígena, e avanço nas investigações sobre as redes criminosas”, finaliza.
Fonte: News Rondônia
Publicada em 29 de April de 2025 às 14:19