
Encerrou-se na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, a enquete virtual que testou a aceitação de nomes ligados ao governo de Rondônia para uma possível candidatura à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Promovida pela plataforma Poll Maker, a sondagem informal teve a participação de 1.383 votantes em 24 horas.
Entre os quatro nomes apresentados ao público, Luiz Paulo da Silva Batista, atual secretário de Estado da Agricultura (Seagri/RO), foi o mais votado, recebendo 452 votos, o que representa 33% do total.
Em segundo lugar ficou o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, o Coronel Vital, com 333 votos (24%). Logo atrás, Eder André Fernandes Dias, o Coronel Éder, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER/RO), obteve 311 votos (22%). Por fim, Luana Rocha, primeira-dama do Estado e secretária da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas/RO), com 287 votos, equivalentes a 21%.
A enquete, apesar de não possuir caráter científico, foi utilizada como um termômetro para medir o engajamento popular e a visibilidade das figuras que compõem o primeiro escalão do governo estadual, liderado por Marcos Rocha (União Brasil). Todos os nomes incluídos na pesquisa fazem parte diretamente da atual gestão.
A pergunta dirigida aos votantes foi: “Em possível 'corrida' à Câmara Federal, em qual desses nomes você votaria?”.
Com encerramento às 08h30 desta quarta-feira, o levantamento serviu de indicativo para compreender a força política de integrantes do Executivo estadual em um cenário hipotético de disputa para o Legislativo federal em 2026.
RESULTADO:
Fonte: Rondônia Dinâmica
Publicada em 23 de April de 2025 às 09:35