
Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Civil de Rondônia desencadeou a Operação FLASH POINT – RENORCRIM II, uma das maiores ações já realizadas no estado contra o crime organizado. A ofensiva foi coordenada pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), com apoio estratégico do Ministério da Justiça, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) e do Núcleo de Operações Aéreas (NOA).
A operação, que representa um duro golpe nas estruturas das facções criminosas, teve como base uma investigação minuciosa e de longo prazo. Como resultado, a Justiça expediu 103 medidas cautelares, que resultaram no cumprimento de 59 mandados de prisão preventiva e 44 mandados de busca e apreensão em diversas cidades rondonienses, incluindo Porto Velho, Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Nova Brasilândia, Guajará-Mirim, Cacaulândia e Cujubim, além de alvos nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os principais alvos da operação foram membros de facções criminosas com atuação nacional e regional, envolvidos em crimes como tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro. Cerca de 300 policiais civis participaram da força-tarefa, cujo objetivo principal foi desarticular a cadeia de comando, logística e suporte dessas organizações.
Para o Delegado-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud, a operação simboliza uma resposta firme do Estado.
“A operação é resultado de uma atuação integrada, estratégica e fundamentada em investigação qualificada. Trata-se de uma resposta direta e firme do Estado de Rondônia para conter a expansão do crime organizado e garantir a segurança da população”, afirmou.
O nome "FLASH POINT" — ponto de ignição — foi escolhido para representar o momento decisivo da ação estatal contra a criminalidade organizada. A operação simboliza o rompimento da tolerância com a escalada do crime, demonstrando a determinação das forças de segurança em proteger a sociedade.
A Polícia Civil de Rondônia reforça seu compromisso institucional com o combate às organizações criminosas e a manutenção da ordem pública em todos os territórios do estado.
Fonte: Via Rondônia
Publicada em 29 de April de 2025 às 09:30