RIOTERRA debate sobre uma Bioeconomia da Floresta na semana da Amazônia em Berlim

RIOTERRA debate sobre uma Bioeconomia da Floresta na semana da Amazônia em Berlim

“Para que a bioeconomia na Amazónia deslanche e leve os benefícios às populações, é necessário investimento nas bases: o fortalecimento das estruturas de transporte, armazenamento, e comercialização, mas também na organização dos produtores, que eles se preparem e criem suas estruturas comerciais, porque caso contrário, o que temos é pessoas produzindo individualmente e quem fica com o lucro é o intermediário”, disse Alexis Bastos, coordenador de projetos e fundador do Rioterra. “O investimento e as políticas precisam focar nessa preparação”, disse.


A Rioterra foi convidada para participar da II Semana da Amazônia em Berlim, com um painel focado na bioeconomia que debateu como integrar as comunidades locais nas cadeias de valor e o papel dos conhecimentos tradicionais na Amazônia. Participaram, entre outros, Adevaldo Dias, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Braulina Baniwa, da articulação Nacional de Mulheres indígenas e Emiliano Ramalho, diretor técnico do Instituto Mamirauá.Outras organizações incluíram Certi, UFPA, ASSOBIO, Imaflora e FINEP.


Foi um dia cheio, com quatro painéis dedicados à discussão da bioeconomia na Amazônia, com uma ampla representação de setores envolvidos na região e na Europa, e também dos principais bancos de desenvolvimento e investidores com projetos na Amazônia. Eles abordaram temas em torno dos desafios e oportunidades para o desenvolvimento real de uma socioeconomia na Amazônia.
Rioterra contribuiu com sua experiência como organização de base, envolvida com as comunidades de Rondônia e do sudoeste da Amazônia, com um papel chave na restauração florestal na região.
A primeira edição da Semana da Amazônia ocorreu em setembro de 2023, e contou com a participação da Rioterra. O sucesso do evento, tanto em público quanto em parcerias, motivou a realização desta segunda edição.


“Este é um momento muito importante para a Rioterra. Estamos prestes a celebrar nosso 25 aniversário,  em 1 de outubro: são 25 anos de busca por soluções na Amazônia, com muitos aprendizados. Nesse período, a Rioterra conquistou seu lugar como um ator relevante na implantação de soluções para a conservação da biodiversidade, na redução das vulnerabilidades sociais e no combate às mudanças climáticas no sudoeste da Amazônia”, afirma Alexis Bastos.

Fonte: Assessoria
Publicada em 25 de September de 2024 às 16:12

 

Leia Também

Papa Francisco morre aos 88 anos; suspeita é de AVC, diz jornal italiano

A Santa Sé ainda deve divulgar uma nota oficial com a confirmação do motivo do falecimento nas próximas horas

Páscoa: Muito além do coelho e chocolate, O verdadeiro significado da celebração

"Porque ele vive, posso crer no amanhã."

Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para atingidos pela enchente no Baixo Madeira

As doações podem ser feitas 24 horas por dia e devem ser deixadas no piso 1 do terminal, em um espaço especialmente definido para isso, localizado próximo à entrada principal e ao elevador

IFRO seleciona bolsista externo para atuar em Psicologia no campus de São Miguel do Guaporé

O valor mensal da bolsa é de R$ 1.430,00, para carga horária de 20 horas semanais

Envie seu Comentário