Partidos estão montando boas nominatas para a disputa da Câmara Federal e Assembleia Legislativa

Partidos estão montando boas nominatas para a disputa da Câmara Federal e Assembleia Legislativa

Os partidos políticos estão buscando como nunca a formação de nominatas com nomes expressivos de possíveis pré-candidatos para a composição de suas nominadas para a disputa da Câmara Federal e principalmente para a Assembleia Legislativa, nas eleições de 2026. 

E pelos bastidores políticos vários novos nomes de possíveis pré-candidatos estão aparecendo em vários municípios, alguns deles novas lideranças, outros ligados a peixes graúdos que já exercem cargo político de relevância e alguns que, apesar de novatos estão em grande evidência política. 

Para deputado estadual, por exemplo, alguns nomes de pré-candidatos que vêm sendo ventilados são o do pecuarista Allen Cleiton do Visão Rural – candidato a prefeito de Nova Mamoré em 2024, a advogada Tânia Sena – atual presidente do Sindicato dos Garimpeiros. 

Outros nomes fortes em seus municípios são Professor Ribamar – Ex-prefeito de Colorado D´Oeste, e Luciano Brandão, atual Diretor-Presidente da Emater Rondônia. São nomes que estão em evidência no cenário político por suas atuações como gestores. 

TRABALHO

Allen Cleiton – Presidente do PRTB Municipal, ficou em segundo colocado em sua primeira eleiçãop para prefeito em Nova Mamoré e é idealizador do Canal Visão Rural, que tem sido um dos grandes difusores e defensores do setor agropecuário em Rondônia. Tem sido amigo de primeira hora de agricultores em inúmeros projetos de fomento do setor agrícola e pecuário na região do Vale do Madeira. 

Luciano Brandão – Outro nome bem avaliado vindo do setor agropecuário, Luciano Brandão, é filho de agricultor, é formado em veterinária, pós-graduado em gestão de agronegócio e cursou seu Ensino Médio no Colégio Agrícola de Colorado D´Oeste. Está na Emater desde 2019, e assumiu o Diretoria-Geral do órgão em 2021. 

Professor Ribamar – Educador nato, mostrou como se faz uma gestão pública eficiente quando foi prefeito de Colorado D´Oeste. Essa gestão de resultados levou a cidade a ser escolhida com o Melhor IDEB do Estado de Rondônia e da Região. Sua gestão também promoveu melhorias transformadoras na saúde, infraestrutura urbana e rural, esportes e desenvolvimento rural.

Tânia Sena – Natural de Ji-Paraná, é apontada como “a voz do garimpo e da sustentabilidade para Porto Velho”, uma das defensoras da regularização garimpeira para a geração de riqueza em Rondônia e Amazonas, através da implantação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inclusão social. Também defende o cooperativismo e o fortalecimento da economia, através da geração de emprego e renda. 

DEPUTADOS FEDERAIS

Para deputado federal, os partidos estão de olho em possíveis nomes como Daniel Pitbul, Sandra Melo, Jaime Gazola, Dr. Arismar Araújo, Dr. Célio Lopes e Luiz Paulo. 

QUEM É CADA UM DELES?

Daniel Pitbul - Empresário do setor gastronômico de Porto Velho e Candeias do Jamari. Daniel também é engenheiro agrônomo (ex-extensionista da Emater), filho de um pastor evangélico. De família humilde, venceu dificuldades e hoje é um nome em projeção na política da capital. 

Sandra Melo – Ex-vereadora de Vilhena, Sandra é esposa do senador rondoniense Jaime Bagatoli. Presidente do PL Mulher em Vilhena, Sandra tem sondagens inclusive para compor a chapa como vice ao Governo em 2026. É um nome forte do

PL na região do Cone Sul de Rondônia que certamente será testado nas urnas no próximo ano. 

Jaime Gazola – atua secretário municipal de saúde de Porto Velho, Jaime é empresário do setor educacional, e já foi vereador por duas vezes na capital. Jaime Gazola tem sido um dos principais nomes do prefeito Léo Moraes para a melhoria da saúde do município e poderá ser o nome da Prefeitura na corrida sucessória da Câmara Federal em 2026. 

Arismar Araújo – É delegado de Polícia e ex-prefeito de Pimenta Bueno, eleito em 2018 com mais de 83% dos votos em uma eleição suplementar. Sua contribuição ao municipalismo lhe valeu em 2020 o título de Presidente Honorário da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). Teve o trabalho como Polícia Civil da Regional de Cacoal reconhecido pelo Governo de Rondônia, na resolução de crimes como homicídio. 

Célio Lopes – Advogado, foi candidato a prefeito de Porto Velho em 2024, sendo o 3º. Mais votado com quase 30 mil votos. É um jovem jurista que já provou ter boas ideias para o desenvolvimento da cidade do estado através do investimento maciço na educação, carismático e bom de voto. Faz parte da nova safra de políticos rondonienses e tem sido procurado por muitos partidos para a disputa à Câmara Federal. 

Luiz Paulo - Advogado por formação e atual secretário de Estado da Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo tem 46 anos, é casado e pai de dois filhos. Com sólida experiência na gestão pública e forte compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, atua de forma estratégica para impulsionar a economia rural, promover a valorização dos produtores e ampliar as oportunidades no campo. Sua trajetória é marcada pela seriedade, espírito público e dedicação às causas que fortalecem o estado de Rondônia.

Fonte: Assessoria
Publicada em 10 de June de 2025 às 15:31

 

Leia Também

Vereador Adalto fiscaliza recuperação de estradas e cobra melhorias no transporte escolar em União Bandeirantes

Parlamentar visitou a Linha Novinha, Linha 29 e Associação para ouvir famílias e reforçar a necessidade de acesso digno à educação para crianças da zona rural

Deputado Laerte Gomes participa da cerimônia de inauguração da 44ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná

Evento anual destaca as conquistas agrícolas da região e fomenta o debate sobre inovação e práticas sustentáveis

Cirone Deiró diz que pavimentação da Estrada do Calcário atende setor produtivo

Obras de pavimentação asfáltica da rodovia estão sendo executadas pelo DER

Ezequiel Neiva enaltece melhorias na Escola Boa Esperança para ensino na zona rural de Alta Floresta D’Oeste

Unidade educacional recebeu investimentos e se transforma em referência na educação rural

Envie seu Comentário