Menino de 3 meses é encontrado morto no Lar do Bebê em Rondônia

Menino de 3 meses é encontrado morto no Lar do Bebê em Rondônia

Um bebê, de quase três meses de vida, faleceu na madrugada desta quinta-feira (25), na casa de acolhimento para crianças Lar do Bebê, em Porto Velho. A Polícia Militar (PM) registrou o caso como morte acidental.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma guarnição da PM foi chamada para dar apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na unidade de acolhimento, um dos médicos informou a morte do menino à polícia.

Em depoimento, uma das cuidadoras da unidade disse à polícia que a vítima havia tomado mamadeira por volta das 21h e, em seguida, estimulada a arrotar.

Na sequência, a mulher disse ter colocado o menino em um bebê-conforto e passou a dar atenção para as outras crianças que são cuidadas na unidade. Ao todo, tinham 11 crianças e duas cuidadoras, ainda segundo depoimento dela no registro policial.

A testemunha contou também que chegou a trocar a frauda da criança que faleceu nesse meio tempo. Depois, teria a colocado em um berço. Ainda em relato à polícia, perto das 2h desta quinta, a mulher terminou que cuidar das crianças e ficou observando as outras dormindo.

Porém, assim que chegou perto da vítima, percebeu que o bebê não estava mais respirando. A cuidadora acionou o Samu e a PM e a morte da criança foi confirmada. A perícia técnica foi chamada para dar inícios aos trabalhos de investigação e o corpo do bebê seguiu ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

A secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, informou ao G1 ainda não saber a causa da morte, mas aguarda o término de um laudo que deve esclarecer o fato. Ainda conforme a secretária, a cuidadora "fez todos os trâmites diários".

A pasta emitiu uma nota lamentando o ocorrido e esclareceu que o falecimento do bebê "foi uma fatalidade e que a família está recebendo todo o acompanhamento psicossocial" (veja abaixo na íntegra).

O texto pontua ainda que os profissionais que trabalham no Lar do Bebê "possuem comprometimento e experiência nos cuidados com atendimento".

Veja abaixo a nota da Semasf sobre a morte do bebê:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Família – Semasf, vem a público ESCLARECER sobre o óbito de um bebê ocorrido na Unidade de Acolhimento de Crianças.

Salientamos que o fato ocorrido foi uma fatalidade e que a família está recebendo todo o acompanhamento psicossocial; que os profissionais que atuam na Unidade possuem comprometimento e experiência nos cuidados com atendimento das crianças e adolescentes.

Além disso, para fortalecer o apoio nas unidades de atendimento foram convocados 15 cuidadores sociais, também está em trâmite o processo de reforma do antigo Lar do Bebê. Ademais fora instituído o serviço em família acolhedora.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família, tomará todas as providências administrativas necessárias para o caso.

Porto Velho, 25 de abril de 2019

Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família - SEMASF

Fonte: G1
Publicada em 25 de April de 2019 às 17:13

 

Leia Também

Corpo com sinais de violência é encontrado embaixo da ponte em Rondônia

A Polícia Civil iniciará as investigações para esclarecer a motivação e identificar os autores do crime de homicídio

Homem é encontrado morto e sem roupas dentro de freezer em Rondônia

A vítima estava desaparecida desde a última sexta-feira

Dois homens são mortos a tiros no bairro Novo Horizonte em Porto Velho

Criminosos chegaram a pé na residência das vítimas e fugiram após os disparos; polícia faz buscas pelos autores

Em Rondônia, PRF intensifica fiscalização de trânsito no segundo semestre de 2025

No primeiro fim de semana, dez prisões são registradas por combinação perigosa de álcool e direção

Envie seu Comentário