
A Justiça Eleitoral de Rondônia, por meio do programa Meu Voto, Meu Poder – Cidadania em todos os lugares, sem excluir ninguém, está levando serviços diretamente às escolas públicas de Porto Velho. Nesta semana, as equipes estão nas Escolas Estaduais: João Bento e Eduardo Lima, zona sul da capital.
O objetivo principal é facilitar o alistamento de jovens com 15 anos ou mais, que poderão votar já nas Eleições de 2026. O presidente do TRE‑RO, desembargador Daniel Ribeiro Lagos, explica que a iniciativa visa estimular o engajamento político entre os estudantes e garantir a participação dos novos eleitores.
A aluna do 3º ano médio da Escola Eduardo Lima, Maisa, destaca a importância da presença do tribunal: “é muito importante a Justiça Eleitoral vir até a escola, porque assim a gente consegue tirar o título e participar das eleições, fazendo a nossa parte na democracia. ”
Cronograma dos atendimentos
Escola Estadual João Bento – 01 a 03 de julho – 08h às 22h.
Escola Estadual Eduardo Lima – 02 a 04 de julho – 08h às 22h.
Para emitir o primeiro título, o aluno deve apresentar:
Lançado oficialmente em março de 2024, com o lema “Cidadania em todos os lugares, sem excluir ninguém”, o projeto tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços eleitorais, incentivar o alistamento de novos eleitores, apoiar a regularização e transferência de títulos e reduzir a abstenção nas eleições.
Em 2025, a Justiça Eleitoral de Rondônia está ampliando suas ações, atuando em diversas frentes de atendimento na capital, no interior, em distritos, comunidades e escolas públicas. O propósito é o mesmo: garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao direito de votar e participar ativamente da democracia.
Fonte: TRE-RO
Publicada em 03 de July de 2025 às 11:42