Estado é condenado a pagar indenização a filhos de detento que morreu queimado em rebelião em RO

Estado é condenado a pagar indenização a filhos de detento que morreu queimado em rebelião em RO

O Governo do Estado foi considerado responsável pela morte do detento Márcio Araújo de Souza, 45 anos, que morreu carbonizado durante uma rebelião causada durante uma briga de facções rivais na penitenciária estadual Ênio Pinheiro, em Porto Velho. Márcio foi um dos oito mortos na rebelião, ocorrida na madrugada do dia de outubro de 2016. 

De acordo com o Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública, o Estado tinha conhecimento do clima de animosidade entre as facções Comando Vermelho e PCC e não garantiu a segurança dos detentos, que conseguiram se encontrar e muitos acabaram sucumbindo ao combate. Os presos mortos tiveram queimadura de 4º grau e eram todos da cela B19 onde havia vários membros do PCC. 

“O Estado tem o dever de proteger os detentos. Tendo o dever legal de proteger os presos, inclusive na prática de atentado contra sua própria vida, com maior razão deve exercer referida proteção em casos como o dos autos, no qual o detento foi vítima de homicídio por rixa entre facções inimigas ocorrida no estabelecimento prisional administrado pelo Ente público”, diz na sentença a juíza Inês Moreira da Costa. 

A indenização arbitrada foi de R$ 20 mil para cada um dos três filhos da vítima, além do pagamento de pensão 2/3 de salário mínimo mensal até que eles completem 21 anos de idade. 
Cabe recurso da sentença.

Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 07 de May de 2019 às 13:56

 

Leia Também

Adolescente entra em escola no RS e ataca crianças com faca

A Brigada Militar afirmou que o ataque foi feito por um adolescente de 16 anos com uma faca; o joveme foi contido e apreendido, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública)

Corpo com sinais de violência é encontrado embaixo da ponte em Rondônia

A Polícia Civil iniciará as investigações para esclarecer a motivação e identificar os autores do crime de homicídio

Homem é encontrado morto e sem roupas dentro de freezer em Rondônia

A vítima estava desaparecida desde a última sexta-feira

Dois homens são mortos a tiros no bairro Novo Horizonte em Porto Velho

Criminosos chegaram a pé na residência das vítimas e fugiram após os disparos; polícia faz buscas pelos autores

Envie seu Comentário