O Prédio do Relógio, anunciado ontem (8) como um dos principais pontos de coleta para a campanha SOS Rio Grande do Sul, tem recebido milhares de doações de roupas, calçados e alimentos não perecíveis. Mais de 20 servidores voluntários trabalham na sede do executivo municipal fazendo a organização e curadoria de tudo que é entregue pela comunidade.
Promovida pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), em parceria com a empresa de transportes Eucatur, e apoio da deputada estadual Ieda Chaves, a campanha tem como objetivo mobilizar a população dos 52 municípios de Rondônia, através de prefeitos e primeiras-damas, a doarem roupas e mantimentos para o estado do Rio Grande do Sul, que sofre com os efeitos das fortes chuvas e enchentes em mais 400 municípios.
ONDE DOAR
Para facilitar, os sapatos devem ser amarrados aos seus pares
Podem ser doados alimentos não perecíveis, águas, roupas, calçados, cobertores e itens de higiene pessoal como fraldas geriátricas de todos os tamanhos, fraldas infantis e absorventes. Os principais pontos de coleta funcionarão no Prédio do Relógio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Arom, na av. Farquar, 2985, Panair, até as 17h, e na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, localizada na rua José do Patrocínio n° 200, Centro. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 21h, mas aos sábados e domingos também estará atendendo somente para receber doações.
Miriam Pereira Mateus é uma das servidoras que está na linha de frente recebendo as doações, e ela pede que a população facilite o trabalho dos voluntários, doando apenas roupas e calçados que estejam em condições de uso.
Todas as doações de produtos em bom estado para uso são bem-vindas
“Nós estamos fazendo essa curadoria, e estamos tendo uma grande dificuldade na separação dos calçados, é interessante que as pessoas mandem os calçados juntos, para chegar na doação já o par certinho. Também pedimos que doem roupas e sapatos que estejam em condições de uso. Não doem coisas sujas, porque eles estão sem água para lavar. Não precisa ser uma roupa de festa, roupas que, a princípio, eles não vão usar, temos que focar em roupas do dia a dia”, explicou a voluntária.
QUAIS ROUPAS DOAR?
Para colaborar com o trabalho dos voluntários, separe as peças por gênero, tipo de roupa ou numeração. Amarre ou junte os pares de sapatos com uma fita adesiva. Isso evita que eles se percam no meio da curadoria.
PARCERIAS
Para levar as doações até o Rio Grande do Sul, uma parceria foi firmada com a empresa de transportes Eucatur, que vai disponibilizar bagageiros de ônibus e caminhões próprios para realizarem o transporte.
Fonte: Secom - Porto Velho
Publicada em 09 de May de 2024 às 16:23