
O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) teve participação expressiva na audiência pública realizada no dia 7 de julho, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), em Porto Velho. O encontro debateu as metas e diretrizes do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034, documento que orientará as políticas educacionais brasileiras na próxima década.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em educação é investir no futuro do estado e do Brasil. “O Plano Nacional de Educação é essencial para estabelecermos metas claras e ações concretas que elevem a qualidade do ensino em todas as regiões do país”, evidenciou.
A participação da Seduc reafirma o compromisso do governo de Rondônia com a qualificação da educação
A diretora-geral da Seduc, Irany Oliveira, integrou a mesa de debates, reafirmando o compromisso do governo de Rondônia com a qualificação da educação estadual. Os gerentes da Seduc também participaram do evento, evidenciando o alinhamento da Secretaria com as prioridades definidas pelo PNE. “Discutir o futuro da educação brasileira exige, antes de tudo, um compromisso firme com investimentos que permitam o seu progresso. A valorização dos profissionais da educação é fundamental para o desenvolvimento educacional no país”, destacou a diretora-geral da Seduc.
PARTICIPAÇÃO
O seminário contou ainda com a presença de parlamentares, representantes de instituições de ensino superior, sindicatos da categoria e membros da sociedade civil, que discutiram os 18 objetivos, 58 metas e 252 estratégias que compõem o PNE, com foco na qualidade, inclusão e equidade em todas as etapas e modalidades da educação.
A participação ativa da Seduc reafirma o compromisso do governo de Rondônia em garantir uma educação pública de qualidade, com diálogo aberto e integrado entre os diferentes níveis de gestão e os profissionais da área. O estado reforça seu empenho para que as metas do Plano Nacional de Educação sejam cumpridas e que Rondônia avance rumo a um futuro educacional mais justo e sustentável.
Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 09 de July de 2025 às 08:59