Time de futsal de escolas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro, em Brasília

Time de futsal de escolas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro, em Brasília

O time masculino de futsal da EEEM Major Guapindaia de Porto Velho e o feminino da EEEFM Cel Aluízio Pinheiro Ferreira, em Rolim de Moura embarcaram na quinta-feira (5), rumo à Brasília para participar da 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17. O campeonato teve início no domingo (8), às 16h, e segue até dia 14 de setembro. A competição reúne atletas de futsal de todo o Brasil, nas categorias feminina e masculina. Para a viagem a equipe contou com suporte de recursos do governo de Rondônia, que disponibilizou um ônibus para o descolamento dos estudantes.

Em 2023 a delegação rondoniense de futsal masculino Sub-18, foi à Belgrado, capital da Sérvia, onde representou o Brasil no Campeonato Mundial Escolar e ficou em quinto lugar. A equipe também contou com um suporte de recursos do governo que disponibilizou verbas para cobrir despesas da delegação. A mesma equipe foi campeã em 2022, com medalha de bronze do futsal masculino juvenil nos Jogos Escolares Brasileiros no mesmo ano.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os estudantes-atletas da rede pública estadual de ensino destacam-se cada vez mais no cenário esportivo. “A prática esportiva é fundamental na formação dos jovens, estimulando o desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e emocionais, e o governo tem investido no incentivo ao esporte como parte essencial da educação, valorizando os atletas e as escolas que apoiam a modalidade.”

SELETIVA 

O técnico do time da escola Major Guapindaia, Kassio Moisés explicou que, a seletiva para o campeonato aconteceu em Rondônia em parceria com a Federação de Esporte Escolar (FEERO). Cada time é composto por 10 jogadores, 2 pessoas na comissão técnica e mais 3 árbitros. “Tivemos dois times classificados para o campeonato que foi a escola Aluízio Pinheiro e a escola Major Guapindaia. O treinamento da equipe foi todo focado no brasileiro, marcação, movimentação e jogadas ensaiadas. A expectativa é boa de trazer um bom resultado para Rondônia”, frisou.

O capitão do time masculino, estudante do 2º ano do ensino médio, João Gomis, de 16 anos, contou que a expectativa é grande e que a preparação começou desde o início do ano. “Treinamos bastante e saímos vencedores no campeonato que participamos no município de Cacoal. Nosso último treino foi no dia 2 de setembro, e se fizermos o que foi trabalhado durante todos esses meses vai dar tudo certo”, disse.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, enfatizou que o estado não mede esforços principalmente quando o assunto é a prática de esportes. “Imagina a dimensão que isso é na vida desses jovens. A euforia é grande. Temos uma trajetória de vitorias no futsal e isso é resultado do apoio da gestão no desenvolvimento esportivo dos nossos estudantes atletas.”

PARTICIPANTES 

Confira a lista de convocados:

EQUIPES CLASSIFICADAS CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTSAL ESCOLAR SUB 17

Fonte: rondonia
Publicada em 09 de September de 2024 às 16:20

 

Leia Também

COMPROMETIMENTO: Bruno Eduardo assume protagonismo da TV em Rondônia

Apresentador iniciou sua carreira jornalística com uma visão clara: informar com responsabilidade e aproximar a comunidade das notícias que realmente importam

Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público será obrigatório a partir de 2025

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou na terça-feira, 24, a Portaria n.º 1.516/2024, que estabelece o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCasp).

A Polícia Civil de Rondônia afasta servidores públicos envolvidos em recebimento de emenda para ONG de animais

Polícia Civil deflagra 2ª fase da operação "LAMBUJA" em investigação sobre desvio de verbas públicas

Ministério Público obtém reconhecimento da ilegalidade de associações de produtores rurais em Nova Mamoré e Guajará-Mirim

O Ministério Público de Rondônia ingressou com ações civis públicas visando à dissolução compulsória (extinção) de duas associações envolvidas na prática de crimes ambientais, consistentes, principalmente, em desmatamento e invasão ao Parque Estadual de Guajará-Mirim e de seu entorno.

Envie seu Comentário