A iminência de cassação do mandato do deputado federal Coronel Crisóstomo e do deputado estadual Eyder Brasil, do PSL, terá outra consequência trágica para os eleitos da atual legislatura da Assembleia Legislativa.
Além de Eyder, outros setes parlamentares poderão perder seus mandatos já que os votos dele serão anulados, havendo uma retotalização com a mudança dos coeficientes e a consequente eleição de seus suplentes.
Em nível federal, Crisóstomo perderia a vaga para o Pastor Valadares (PR), que tem investido muito na sua assessoria jurídica para tomar a vaga do militar, em Brasília. A cassação de Crisóstomo é questão de tempo.
A cassação é pelo fato do partido não ter cumprido a cota mínima de 30% mínima de candidaturas femininas nas eleições do ano passado. Dessa forma, o PSL perderia seus únicos representantes eleitos para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Mas a situação de Eyder Brasil não é isolada. Há outros partidos e coligações que também foram denunciados pelo não cumprimento da cota mínima de candidaturas femininas e que poderão ter o mesmo fim com suas respectivas perdas de mandato.
Dentre os partidos que também estão na berlinda estão o MDB, o PRB, PTC, o Podemos, e suas respectivas coligações que elegeram sete deputados estaduais.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 02 de May de 2019 às 09:27