O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para solicitar a lotação urgente de um delegado de Polícia Civil no distrito de Extrema, em Porto Velho. O pedido foi encaminhado ao poder executivo no último mês de dezembro.
O distrito de Extrema fica a 330 km do centro da capital de Rondônia e localizado a 180 km da capital do Acre, sendo um importante território fronteiriço, próximo à Bolívia e ao Amazonas. A região também fica próxima de distritos importantes de Porto Velho, como Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã, formando a região da Ponta do Abunã, que possui cerca de 14,5 mil habitantes.
De acordo com o parlamentar, essa solicitação encaminhada à Sesdec tem como objetivo preencher a vacância do cargo na delegacia de Extrema, que atualmente carece de uma liderança na corporação, o que tem dificultado o enfrentamento ao aumento da criminalidade na região.
“Extrema é um território estratégico para a segurança pública do estado. Com o aumento da criminalidade, como furtos, roubos e tráfico de drogas, é essencial que o estado atue de forma firme, garantindo proteção aos moradores. A presença de um delegado não só fortalece a segurança, mas também assegura que o Estado esteja presente na região”, afirmou Lucas.
Na indicação parlamentar, foi ressaltado ainda a importância de um delegado para liderar investigações, emitir mandados judiciais, realizar prisões e gerenciar equipes policiais. Com isso, a atuação de um delegado na região deve contribuir para o fortalecimento do combate aos crimes e para o planejamento de operações de segurança.
De acordo com o deputado, seu mandato tem buscado trabalhar em prol de melhores condições para a segurança pública de Rondônia, especialmente em áreas distantes e vulneráveis.
Fonte: ALE/RO
Publicada em 17 de January de 2025 às 15:11