Semusa realiza 1º Levantamento Rápido de índice por Aedes aegypti de 2019

Semusa realiza 1º Levantamento Rápido de índice por Aedes aegypti de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através da Vigilância Epidemiológica, iniciou, no último dia 4/2, o primeiro Levantamento Rápido de Índice por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O levantamento está previsto para ser finalizado nesta próxima sexta (15/2). Outros dois levantamentos estão previstos para este ano. Em 2018 foram notificados 395 casos de dengue, 114 de Chikungunya e 62 de Zika em Porto Velho, segundo dados do SINAN.

“São trabalhados todos os bairros de Porto Velho, divididos por quadras a serem visitadas. Não é preciso trabalhar todas as quadras, até porque este levantamento é feito para medir a densidade de larvas do mosquito Aedes aegypti”, explica Aline Viante, subgerente do programa de controle da malária e dengue.

Ao todo, quatro equipes, formadas por 40 agentes de combate a endemias, estão distribuídas em campo, realizando a pesquisa larvária. Cerca de 7.500 imóveis serão vistoriados. Até o momento, a pesquisa já foi realizada nos bairros Mariana, Tancredo Neves, Cidade Jardim, Ulisses Guimarães, Socialista, São João Bosco, São Cristóvão, Nossa Senhora das Graças, Liberdade, Pedrinhas, Costa e Silva, Nacional, Agenor de Carvalho, Lagoa, Nova Porto Velho e São Sebastião.

De acordo com Aline, as chuvas têm atrapalhado o desenvolvimento das ações, mas os trabalhos não tem sido interrompidos. Os agentes estão trabalhando em horário especial durante o período do LIRAa e, quando chove pela parte da manhã, a pesquisa é realizada durante a tarde.

Na terça-feira (12/2), as equipes estão atuando nos bairros Flodoaldo Pontes Pinto, Mato Grosso, São Francisco, Arigolândia, Caiari e Centro.

Nos imóveis visitados diversos itens são verificados desde a tampa da garrafa pet, caixas d águas, pratos de plantas, calçadas, banheiros, bandeja da geladeira, etc.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Semusa, Régia Pacheco, lembra que o resultado do LIRAa é usado para traçar novas ações de controle da dengue e que é importante a população receber o agente e seguir as orientações.

Terminado o LIRAa, a Semusa tem duas ações programadas, que serão realizadas em mutirões, na Vila Princesa e outro na Agro Vila Rio Verde.

Fonte: Comdecom
Publicada em 13 de February de 2019 às 13:59

 

Leia Também

Gusttavo Lima tem prisão decretada por ajudar foragidos, diz juíza

O cantor Gusttavo Lima teve prisão decretada nesta segunda-feira (23/9) pela mesma investigação que prendeu Deolane Bezerra

Cremero e Sopero organizam Jornada de Pediatria

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) e a Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero) realizam no próximo dia 28 de setembro a Jornada de Pediatria em comemoração aos 30 anos da entidade no Estado.

Educação ambiental e plantio de mudas reforçam conscientização ao meio ambiente no Dia da Árvore

A iniciativa reforça a necessidade de promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Empresário de Ji-Paraná faz parte da comitiva de Bolsonaro Caixa de entrada

Bruno Scheid é pecuarista e acompanha o ex-presidente em seus compromissos pelo Brasil

Envie seu Comentário