Seas prestará assistência na Central de Atendimento Móvel às mulheres vítimas de violência familiar em três distritos de Porto Velho

Seas prestará assistência na Central de Atendimento Móvel às mulheres vítimas de violência familiar em três distritos de Porto Velho

Numa parceria com o Poder Judiciário de Rondônia, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento (Seas) participará na próxima semana do projeto Maria nos Distritos. Por meio do Centro de Atendimento Móvel às Mulheres do Campo, conhecido como ônibus lilás, a equipe da Seas atenderá na próxima terça-feira (29), das 8h às 12h, no distrito de Mutum Paraná; e a partir das 14h, em Jaci-Paraná. Já na quarta-feira (30), a partir das 8h, será a vez das moradoras do distrito de União Bandeirantes serem beneficiadas com a assistência gratuita, que será oferecida pelo Maria nos Distritos.

Durante os dois dias, o Centro de Atendimento da Seas prestará serviços com orientação adequada e humanizada sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação, ações educativas, orientações de divulgação de direitos, ampliando assim com maior eficácia o combate à violência doméstica e familiar às mulheres dos três distritos e das linhas rurais adjacentes.

No dia 19 deste mês, a unidade móvel atendeu às mulheres rurais da Linha B-40 A, do município de Itapuã do Oeste, com palestras alusivas à saúde da mulher e à violência contra a mulher, dentro da campanha Outubro Rosa. Na ocasião também foi realizada roda de conversa com os guardas mirins do município sobre violência doméstica e familiar.

Pioneiro no País, o projeto do Judiciário foi iniciado em 2018 por iniciativa do juiz Álvaro Kalix Ferro, titular do Juizado de Violência contra a Mulher, da comarca de Porto Velho; e responsável pela Coordenadoria de Mulheres do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que tem promovido audiências de instrução e julgamento para mulheres vítimas de violência nos distritos. O projeto também prevê medidas de conscientização e prevenção contra a violência doméstica e familiar contra a mulher, com a participação do Núcleo Psicossocial do Judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública e a partir desta edição com a Seas.

Levando audiências de instrução e julgamento de violência contra a mulher para os lugares mais distantes da comarca da capital rondoniense, o Maria nos Distritos atendeu em sua primeira edição, em dezembro de 2018, aos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Jaci-Paraná, com 15 audiências. Na segunda edição, realizada em abril de 2019, foram 18 audiências realizadas na zona rural, incluindo Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste; enquanto na terceira edição, em agosto deste ano, foram beneficiadas as mulheres de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Abunã, todos distritos de Porto Velho.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 25 de October de 2019 às 12:05

 

Leia Também

Elero conclui semana de cursos em Monte Negro, Pimenta Bueno e Porto Velho

Oratória, Libras e Informática foram os destaques dos cursos que movimentaram centenas de alunos nos municípios

Encerra nesta segunda-feira, 30, as inscrições para o programa CNH Social em Rondônia; prazo vai até às 23h59

São 1.500 vagas ofertadas entre as categorias A, B e AB, incluindo vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD).

Vaquinha para voluntário que ajudou no resgate de Juliana é cancelada

Campanha que arrecadou mais de R$ 522 mil para Agam Rinjani foi encerrada após polêmica sobre taxa de 20% cobrada pela plataforma. Todo o valor será devolvido automaticamente aos doadores, segundo comunicado oficial dos organizadores

Israel diz que matou 11 cientistas nucleares e acertou 900 alvos no Irã

Cerca de 900 alvos estratégicos foram atingidos no país rival, segundo as IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês). A ação militar foi batizada de operação "Leão em Ascensão"

Envie seu Comentário