Salvini ameaça recorrer à justiça após desembarque que proibiu

Salvini ameaça recorrer à justiça após desembarque que proibiu

Falando num programa de televisão no domingo à noite, Salvini criticou a procuradoria de Agrigento (Sicília) por apreender o navio da organização não-governamental Sea Watch e permitir o desembarque dos migrantes que esperavam há quatro dias poder chegar a terra após terem sido recolhidos no Mediterrâneo.

"Pretendo denunciar por favorecer a imigração clandestina quem quer que permita que desembarquem migrantes de um navio ilegalmente. Isto vale também para qualquer órgão do Estado. Se este procurador autoriza o desembarque também irei até ao fim", afirmou o líder do partido de extrema-direita Liga.

O procurador-geral de Agrigento, Luigi Patronaggio, ordenou a apreensão temporária do navio para esclarecer se a conduta do capitão violou a lei, mas também ordenou que os migrantes transportados desembarcassem, tendo estes sido levados para a ilha de Lampedusa.

A Sea Watch resgatou na quarta-feira 65 migrantes que se encontravam em situação de perigo no Mediterrâneo e na sexta-feira as autoridades italianas autorizaram o desembarque de 18 deles - doentes e famílias com filhos pequenos -, mas Salvini disse que nenhum outro pisaria solo italiano.

Após mais dois dias de espera, o capitão do navio, Arturo Centore, anunciou que entraria no porto por sua iniciativa, enquanto migrantes a bordo ameaçaram saltar para o mar e nadar até terra.

Centore está a ser investigado por favorecer a imigração ilegal.

Salvini também atacou os seus parceiros no governo, lançando a hipótese de "algum ministro" ter "aberto o porto", numa referência ao titular dos Transportes e Infraestruturas, Danilo Toninelli, do Movimento 5 Estrelas (M5S).

O líder do M5S, Luigi di Maio, afirmou não aceitar as acusações de Salvini e instou-o a ler as leis do Estado sobre a separação de poderes.

Fonte: assessoria
Publicada em 20 de May de 2019 às 09:16

 

Leia Também

SINJUR entra com embargos para garantir pagamento de horas extras a servidores comissionados

O sindicato requer a anulação da decisão embargada e reafirma o compromisso com a defesa de todos os servidores substituídos, incluindo os comissionados

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Envie seu Comentário