Rondônia possui uma das menores taxas de desocupados e subocupados do País, diz IBGE

Rondônia possui uma das menores taxas de desocupados e subocupados do País, diz IBGE

O interior de Rondônia pode-se dizer que tem sido o diferencial na economia do Estado, sobretudo, na quantidade de pessoas desocupadas e subocupadas, o que certamente é bem melhor do que estarem desempregadas. Ao contrário da capital Porto Velho, que enfrenta crises sucessivas de empreso, notadamente no comércio e na indústria,

É o que mostra um estudo divulgado pelo IBGE em relação ao 4º trimestre de 2018, onde aponta que o desemprego atingiu com menor intensidade o interior dos Estados. Dentre 21 estados pesquisados, o interior de Rondônia apresentou as menores taxas de desocupados e subocupados.

Subocupados são trabalhadores que possuem ocupação, mas que trabalham menos de 40 horas semanas e que gostariam de trabalhar mais.

Segundo os dados, enquanto o número de desocupação no interior de Rondônia foi de 7,2%, o do Estado ficou em 9% para cada número de mil habitantes. No entanto, a subocupação do Estado (4,2%) é menor que no interior de Rondônia (4,7%).

De acordo com o IBGE, o desemprego no interior é menor, mas por outro lado é no interior onde você tem mais gente subocupada, mais gente na força de trabalho potencial, o que coloca essas regiões em um processo diferenciado.

Ainda segundo o IBGE, a situação de desigualdade entre o interior do país e as regiões metropolitanas leva a necessidade de se criar políticas públicas diferenciadas que possam melhorar a qualidade do mercado de trabalho e da renda no interior.

 

Fonte: Viarondonia
Publicada em 11 de March de 2019 às 11:26

 

Leia Também

SINJUR entra com embargos para garantir pagamento de horas extras a servidores comissionados

O sindicato requer a anulação da decisão embargada e reafirma o compromisso com a defesa de todos os servidores substituídos, incluindo os comissionados

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Envie seu Comentário