Projeto de lei do deputado Alex Redano garantirá vacinação domiciliar aos idosos e pessoas com deficiência

Projeto de lei do deputado Alex Redano garantirá vacinação domiciliar aos idosos e pessoas com deficiência

Com o objetivo de garantir mais inclusão e dignidade no acesso à saúde, o presidente da Assembleia Legislativa deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei, que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Rondônia, assegurando a vacinação domiciliar para pessoas idosas, pessoas com deficiência motora, com multideficiência profunda, doenças incapacitantes e degenerativas, síndrome de Down e pessoas com transtorno do espectro autista.

De propositura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano, o P.L. visa atender um público que enfrenta grandes dificuldades de locomoção, o que muitas vezes impede o deslocamento até as unidades de saúde e, por consequência, compromete sua imunização. “Vacinar é um direito de todos e um dever do Estado. Precisamos remover as barreiras que impedem o acesso à saúde e garantir a proteção dessas pessoas, especialmente as que mais precisam”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com o projeto, a vacinação será realizada no domicílio do beneficiário, compreendendo tanto residências particulares quanto instituições públicas ou conveniadas, nas quais essas pessoas estejam acolhidas ou assistidas. A solicitação da imunização poderá ser feita pelo próprio cidadão, familiares ou responsáveis legais, junto ao órgão de saúde indicado pelo Poder Executivo estadual. A execução ficará a cargo dos profissionais da rede pública de saúde, com vacinação ao longo de todo o ano, sendo priorizada durante as campanhas de imunização definidas pelo calendário nacional do SUS.

Além de garantir o acesso à vacinação, o projeto tem caráter preventivo e pode reduzir significativamente o número de internações hospitalares, gerando economia aos cofres públicos. “Estamos falando de prevenção, de cuidado e de salvar vidas. Essa proposta busca garantir direitos a quem mais precisa e promover um atendimento mais humanizado e eficiente”, afirmou.

A proposta está amparada na Lei Federal nº 8.080/90, que trata do funcionamento do SUS e prevê a prestação de serviços de saúde por meio de atendimento domiciliar, quando necessário.

O projeto de lei determina que, após a aprovação, o Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a norma, definindo critérios para o cadastramento dos beneficiários e a operacionalização do programa de vacinação domiciliar. “Nosso mandato segue comprometido em desenvolver políticas públicas que promovam dignidade, saúde e cidadania. Esse projeto é um avanço importante para tornar o sistema de saúde mais acessível e justo”, finalizou Alex Redano.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 09 de April de 2025 às 14:19

 

Leia Também

Vereador Adalto cobra solução para falta de energia na ETA de Bandeirantes em reunião com Elias Resende

Em reunião com o chefe da Casa Civil, Elias Rezende, parlamentar busca alternativas urgentes para restabelecer fornecimento no distrito

Marcos Rogério lidera corrida para governo de  Rondônia, diz Instituto Brasil Dados

Pesquisa do Instituto Brasil Dados mostra cenário ainda indefinido, com 49% dos eleitores indecisos; Direita segue forte na disputa

Rondônia Rural Show Internacional: governo de RO garante transporte gratuito para agricultores dos 52 municípios

No “Dia do Leite”, durante a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, a expectativa é de receber mil produtores

Assembleia autoriza Executivo a contratar crédito para investimentos em estradas

Recursos serão destinados à recuperação e ampliação da malha rodoviária estadual

Envie seu Comentário