Procura por cursos da Escola do Legislativo supera expectativas em Cacoal

Procura por cursos da Escola do Legislativo supera expectativas em Cacoal

Cacoal será contemplado com cursos gratuitos da Escola do Legislativo, a pedido do deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil). Serão realizados os cursos de nível básico, de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeos em celular. O diretor da Escola do Legislativo, Welvs Assis, esteve no escritório do deputado, no último dia 27, para confirmar a aplicação dos cursos no município. “Três dias após o lançamento dos cursos, em nossas redes sociais, todas as vagas estavam preenchidas”, disse o deputado, acrescentando que se sentia feliz, pela rápida e grande adesão da população. 

Os cursos serão realizados no período de 7 a 11 de abril, no horário noturno, nas escolas estaduais Carlos Gomes e Josino Brito. Weliton Soares, coordenador regional do escritório do deputado e o assessor técnico e de qualificação profissional Elias Nunes, responsáveis pela organização dos cursos no município, explicaram que diante da grande procura, o número de vagas foi ampliado, mas mesmo assim se esgotou rapidamente. Eles informaram que os dois cursos devem reunir em torno de 300 pessoas, superando a expectativa inicial.   

Segundo os organizadores, o empenho do deputado em assegurar a aplicação dos cursos no município, faz parte do trabalho dele, no sentido de contribuir com a qualificação profissional da população, em sintonia com as demandas e prioridades do mercado de trabalho da região. Eles explicaram que a iniciativa conta também com o apoio dos vereadores Alaézio Lemes, Dra. Amália Milani, Amarilson Carvalho, Nice Condaque, Paulinho do Cinema e Zivan Almeida, de Caocal e Ademar Iarema (Mazinho), Márcia Cordeiro e Nemias Aquino, de Ministro Andreazza.

Professores e conteúdo dos cursos 

O curso de Libras será ministrado pelo professor Marcus Loureiro, com experiência na Faculdade Católica de Rondônia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, Faculdade Metropolitana e Escola do Legislativo, além de intérprete tradutor na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e na Faculdade de Ciências e Tecnologia. Abordará os temas O indivíduo surdo, Aparelhos auditivos e implante coclear, Oralização, Surdez, Deficiente auditivo, Nome e sinais, caracterizando pessoas e Alfabeto Manual Brasileiro.

O de filmagem e edição de vídeos será ministrado pelo professor Alexandre Rolim Jorge, jornalista com registro profissional desde 1980, com experiência em assessorias de imprensa, assessoria de marketing, campanhas eleitorais, jornais, revistas e emissoras de televisão, sendo pioneiro em produção independente no Estado. Foi correspondente do Jornal do Brasil em Rondônia. A programação do curso inclui Enquadramentos e planos, Ângulos e perspectivas, Iluminação natural, artificial e artística, Movimentos de câmera, Acessórios e recursos técnicos para melhor captação da imagem, Direito autoral e direito de imagem, Técnicas de sonorização (áudio original, áudio gravado, locução, efeitos sonoros, trilha sonora), Elaboração de roteiro e edição e Ferramentas de edição.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 04 de April de 2025 às 14:35

 

Leia Também

Vereador Edimilson Dourado apresenta PL que institui o Banco de Ração Solidário em Porto Velho

O Banco de Ração Solidário terá como principal objetivo garantir a alimentação de animais de estimação em situações de dificuldade financeira

Silvia Cristina avalia com otimismo e alegria pesquisa ao Senado, mas diz que foco é no mandato

A deputada federal Silvia Cristina (PP), presidente estadual do partido, comentou com otimismo os números da mais recente pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada esta semana

Deputado Edevaldo Neves reforça liderança com vitória da Chapa 2

A vitória da chapa 2 representa uma mudança significativa no cenário sindical da categoria, demonstrando o forte apoio dos policiais penais à liderança do Deputado Edevaldo Neves

Confiança em Alta: 70% dos rondonienses aprovam a gestão do governador Marcos Rocha em novo levantamento

Administração estadual é bem avaliada em todas as faixas etárias e educacionais, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas

Envie seu Comentário