Durante a tarde da última terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB), a convite do governador Marcos Rocha (PSL), esteve no distrito de Buena Vista, comunidade boliviana localizada às margens do Rio Guaporé, divisa com o município de Costa Marques.
O comércio da localidade foi atingido por um incêndio de grandes proporções que destruiu 30% dos estabelecimentos do vilarejo. As chamas começaram na noite de segunda-feira (24) e seguiram até a terça. Segundo informações das autoridades locais, o fogo teria iniciado após a explosão de um motor de energia dentro de um estabelecimento. Os imóveis eram todos de madeira, o que pode ter contribuído com a rápida propagação.
“Aceitei o convite do governador Marcos Rocha e junto com sua comitiva, estivemos em Buena Vista para prestar solidariedade aos nossos coirmãos bolivianos. Ao todo, 16 comércios foram atingidos, deixando mais de 70 desabrigados. Ouvimos relatos de pessoas que estavam ali há 30 anos e perderam tudo, ficaram apenas com a roupa do corpo. É uma tragédia que logicamente nos comove, por isso fizemos questão de ir até lá e dar atenção a essas pessoas”, declarou o presidente.
De acordo com o parlamentar, a primeira dama do Estado e secretária da Seas, Luana Rocha, que também acompanhou a visita a Buena Vista, se comprometeu a realizar uma campanha de mobilização social para arrecadação de alimentos, água e roupas que serão doados aos atingidos pelo incêndio.
“E a Assembleia Legislativa, para contribuir com a iniciativa da primeira dama Luana Rocha, também arrecadará donativos para ajudar essas famílias. O gesto do governador Marcos Rocha, em nos convidar para irmos juntos até o povoado de Buena Vista foi muito importante. Acredito que isso mostra, além de comprometimento, a solidariedade de nós, brasileiros, rondonienses, para com os nossos vizinhos e coirmãos bolivianos, que podem contar com a nossa ajuda”, concluiu o presidente Laerte Gomes.
Fonte: assessoria
Publicada em 27 de June de 2019 às 08:47