Presidente da Ucrânia aponta como primeira tarefa alcançar cessar-fogo

Presidente da Ucrânia aponta como primeira tarefa alcançar cessar-fogo

A nossa primeira tarefa é conseguir o cessar-fogo em Donbass", disse Zelenski no primeiro discurso após a tomada de posse como chefe de Estado, numa cerimónia que decorreu no Parlamento de Kiev.

"Posso assegurar que estou disposto a tudo para que os nossos heróis não continuem a morrer. Não tenho medo de tomar decisões complexas. Estou disposto a perder a minha popularidade e, se for necessário, o meu cargo para estabelecer a paz", declarou.

No mesmo sentido frisou que o cessar-fogo deve ser alcançado "sem a perda de territórios".

"Nós não começámos esta guerra, mas somos nós que temos de a terminar. Estamos dispostos a dialogar e estou convencido de que o primeiro passo para o início desse diálogo é o regresso de todos os prisioneiros ucranianos", acrescentou.

Zelensky disse também que a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 e os confrontos na região de Donbass já fizeram mais de 10 mil mortos.

O chefe de Estado frisou que a Península da Crimeia e a região de Donbass são territórios ucranianos, afirmando que não lhe parece correto falar de recuperação de territórios perdidos porque "não se pode perder aquilo que aos outros não pertence".

O novo presidente falou em ucraniano, mas discursou em russo para se dirigir diretamente à população russófona de Donbass.

Nesse momento, o deputado nacionalista Oleh Lyashko, do Partido Radical, interrompeu Zelensky por estar a falar em russo.

O presidente respondeu que os habitantes do país, sejam falantes de ucraniano ou de russo, "são todos ucranianos".

Na mesma sessão, Volodymir Zelensky anunciou a dissolução do Parlamento antecipando as eleições legislativas.

"Eu dissolvo o Parlamento", declarou o novo chefe de Estado perante os deputados e representantes das delegações internacionais reunidos no hemiciclo.

O Parlamento ucraniano é maioritariamente hostil ao novo Presidente que provoca eleições legislativas antecipadas apesar de algumas incertezas jurídicas sobre a votação que estava agendada para o mês de outubro.

Fonte: assessoria
Publicada em 20 de May de 2019 às 09:24

 

Leia Também

SINJUR entra com embargos para garantir pagamento de horas extras a servidores comissionados

O sindicato requer a anulação da decisão embargada e reafirma o compromisso com a defesa de todos os servidores substituídos, incluindo os comissionados

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Envie seu Comentário