Polícia Ambiental apreende redes de pesca ilegais durante operação no rio Jaci

Polícia Ambiental apreende redes de pesca ilegais durante operação no rio Jaci

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu oito redes de pesca instaladas de forma irregular no rio Jaci, na região da Ilha do Búfalo, distrito de Jaci Paraná, em Porto Velho (RO). A ação fez parte da Operação IARA, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente e visa combater práticas ilegais em áreas de proteção ambiental.

Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, as redes, conhecidas como malhadeiras, estavam montadas com distâncias inferiores a 100 metros umas das outras, em desacordo com a legislação ambiental. Além disso, as redes, confeccionadas em pano, possuíam malhas e dimensões que não atendiam aos padrões permitidos pela Instrução Normativa IBAMA nº 43/2004, pelo Decreto Estadual nº 14.084/2009 - SEDAM e pela Portaria nº 08/96.

As malhadeiras estavam localizadas em áreas de igapó, habitat de diversas espécies aquáticas. Todas foram recolhidas e encaminhadas para os procedimentos cabíveis. A operação busca reforçar o controle sobre a pesca predatória na bacia do rio Madeira e preservar os recursos naturais da região.

Fonte: SGC
Publicada em 09 de June de 2025 às 08:09

 

Leia Também

Criminosos são baleados em confronto com a PM após atentado na zona Leste de Porto Velho

Na ocasião, os dois teriam acabado de realizar um atentado nas proximidades do condomínio Porto Madero

Justiça manda União e governo de RO combaterem garimpo ilegal perto da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Exploração clandestina já causou desmatamento, desvio de rios, contaminação do solo e riscos à saúde pública, aponta denúncia. Órgãos têm 90 dias para apresentar plano de proteção

PRF realiza três apreensões de drogas e munições em rodovias federais de Rondônia

Ocorrências foram registradas no fim de semana em Guajará-Mirim, Pimenta Bueno e Porto Velho

Ciclista é executado a tiros no bairro Triângulo em Porto Velho

Polícia

Envie seu Comentário