
A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta sexta-feira (23), a Operação Citrus Aurantium, para combater crimes ambientais praticados por uma organização criminosa atuante em três municípios de Rondônia. As ações ocorreram de forma simultânea em Ariquemes (RO), Buritis (RO) e Vilhena (RO), resultando no sequestro de bens e no bloqueio de aproximadamente R$ 6 milhões.
O grupo criminoso atuava por meio de fraudes no sistema de controle de produtos florestais, utilizando-se de movimentações fictícias de créditos virtuais, empresas de fachada e pessoas conhecidas popularmente como "laranjas", sem capacidade financeira para respaldar as transações ilícitas descobertas pela Polícia Federal.
Além das diligências de busca e apreensão, foram realizados o sequestro de bens pertencentes aos suspeitos e o bloqueio de valores que somam cerca de seis milhões de reais em instituições financeiras. Adicionalmente, foi proibida a emissão de guias para o comércio de gado envolvendo os investigados.
A investigação iniciou após uma série de autuações administrativas envolvendo uma madeireira, que revelaram que a empresa se encontrava abandonada e sem uma estrutura adequada para a movimentação de madeira registrada no sistema. Durante as apurações, identificou-se o envolvimento de outras empresas e a identificação dos responsáveis, que, na realidade, eram meros "laranjas" utilizados pelo líder da organização.
O nome da operação, Citrus Aurantium, faz alusão à laranja-azeda, em referência ao uso dessa figura "laranja" atuando em nome do líder criminoso.
Fonte: SGC
Publicada em 23 de June de 2023 às 12:31