Pedido de Impeachment de Marcos Rocha deve ser lido hoje na Assembleia Legislativa

Pedido de Impeachment de Marcos Rocha deve ser lido hoje na Assembleia Legislativa

O pedido de Impeachment do governador Marcos Rocha deve ser lido na sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Rondônia. O documento, protocolado pelo advogado Caetano Netto, foi despachado para a Secretaria Legislativa e deve chegar hoje à Mesa da Presidência para iniciar todo o processo. 

A situação entre o Executivo e o Legislativo nunca teve pior. O próprio presidente do Legislativo, Laerte Gomes, não faz qualquer cerimônia em demonstrar sua insatisfação com a forma como o governador trata o Legislativo, somando-se ao coro de outros deputados insatisfeitos com a atual situação do Estado. 
O PEDIDO

De acordo com a denúncia, o governador violou artigo da Constituição Estadual ao promover 16 nomeações de presidentes e dirigentes de autarquias e fundações do Estado sem que os nomes tenham sido aprovados pelo Legislativo, como preceitua a Constituição rondoniense. O governador sabe que está numa sinuca de bico e que vai enfrentar uma verdadeira guerra contra o Parlamento estadual. 

As nomeações foram para presidentes e dirigentes da: AGERO – Agência de Regulação de Serviços; Agevisa – Agência de Vigilância em Saúde; CAERD, DER, Detran, Emater, Fapero – Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas; Fhemeron – Fundação de Hematologia e Hemoterapia; Soph – Sociedade de Portos e Hidrovias; Idaron, Ipem, Jucer, Rongás e Cetas.

Em contato com a reportagem do VIARONDÔNIA, o advogado Caetano Netto disse que Marcos Rocha cometeu ato de improbidade e a lei é bem clara: cassação. E já tem um plano B para o caso de Marcos Rocha escapar da cassação. “Iremos mover contra ele uma ação de improbidade para que ele devolva todo o dinheiro pago pelos cargos que ele nomeou irregularmente sem aprovação do Legislativo”, disse. 

ZÉ DA JODAN
O pedido de impeachment envolve também o vice-governador Zé da Jodan, por crime de responsabilidade, através de ameaças e abuso de poder contra o cidadão comum. Na peça acusatória, o advogado cita uma matéria publicada em um site da capital, onde Zé da Jodan participou de um encontro de produtores de café, na cidade de Novo Horionte ´cercado de policiais´. Na ocasião, o empresário teria ameaçado fazer uma devassa nas empresas de seus concorrentes (produtores de café), se aproveitando da função estatal relevante que ocupa

Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 23 de April de 2019 às 13:14

 

Leia Também

Deputado Ismael Crispin atende demanda do vereador Maurinho e entrega quase meio milhão em investimentos ao Hospital Municipal de Costa Marques

O parlamentar, expressou sua satisfação em iniciar 2025 com mais uma entrega significativa para Costa Marques

Recursos na conta da prefeitura para nova rodoviária de Cacoal

Os recursos foram assegurados pelo deputado Cirone Deiró, com o apoio do governador Marcos Rocha

Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema

Segundo indicação, objetivo é preencher vacância do cargo na delegacia

Secretário de obras Geraldo Sena determina paralisação das obras da rodoviária Destemidos Pioneiros

Secretário de Obras Geraldo Sena Neto

Envie seu Comentário