
De acordo com o site especializado O Tempo Aqui, as chuvas continuam castigado a Bolívia initerruptamente há mais de 48 horas, elevando consideravelmente os níveis dos rios afluentes do Madeira que continua subindo. Os rios afluentes do Madeira são o Guaporé, o Mamoré, o Beni e o Madre de Dios.
Hoje pela manhã, o Sipam informou que o nível do rio Madeira chegou a casa dos 16,49m. Isso é consequência direta das chuvas torrenciais da Bolívia que registra em média um volume superior a 250mm, nos últimos dois dias. Se a situação continuar assim, ainda esta semana o Madeira chega aos 17m.
Os transtornos causados pela possibilidade de uma nova enchente já podem ser vistos principalmente nas regiões mais próximas desses rios. No Acre, por exemplo, o nível do rio Acre e do Juruá já atingiu quase 10 mil famílias em cidades como Tarauacá, Assis Brasil e Rio Branco, segundo dados da Defesa Civil acriana.
Em Porto Velho, várias famílias da zona Norte da capital (próximo à ponte sobre o rio Madeira) e da região do Maravilha já estão isoladas e dez famílias já foram desalojadas pela Defesa Civil e deverão ser realocadas às expensas do Município em hotel, ginásio ou escolas.
Os 16,49 m atingido hoje pelo rio Madeira está um metro a mais do que o mesmo período do ano passado, segundo a Defesa Civil.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 12 de February de 2019 às 16:30