O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (Coplan) e Secretaria-Geral (SG), realizou nesta sexta-feira (27/9) uma reunião no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
O encontro teve o objetivo de apresentar a ferramenta "Balcão Virtual", que visa melhorar e ampliar o atendimento do Ministério Público através dos Fóruns Digitais e facilitar a disponibilidade de serviços institucionais para a população.
A ferramenta "Balcão Virtual" permite que os cidadãos, mesmo aqueles que moram em áreas distantes ou de difícil acesso, recebam suporte rápido e direto do MPRO. A Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, Coordenadora de Planejamento e Gestão, destacou que a ferramenta é importante para a defesa dos direitos da população de Rondônia. "O Balcão Virtual aproxima o MP da população, permitindo que todos sejam atendidos de forma ágil, sem necessidade de deslocamento", afirmou.
O que é o Fórum Digital?
Dos 52 municípios do estado, apenas 23 têm sede de comarca do TJRO, dificultando o acesso à Justiça para as demais localidades, que possuem grandes extensões territoriais e populações dispersas, incluindo comunidades ribeirinhas e áreas sem estradas pavimentadas.
Para minimizar esse problema, o TJRO implementou o “Fórum Digital”, que cria um espaço para oferecer acolhimento à população por videoconferência em parceria com diversas instituições públicas, como o Ministério Público (MPRO). Essa iniciativa democratiza o acesso a serviços públicos básicos, permitindo a realização de audiências, conciliações e outros serviços judiciais.
Atualmente estão em funcionamento os “Fóruns Digitais” em Mirante da Serra, Extrema de Rondônia, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Alto Paraíso e Cujubim.
Fonte: Assessoria
Publicada em 27 de September de 2024 às 14:09