Quatro meses após deixar o cargo de presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Maurão de Carvalho foi condenado a 14 anos de prisão no processo Ação Penal 0000364-37.2010.8.22.0000 por envolvimento no esquema de desvio de dinheiro público na Casa de Leis conhecido por Folha Paralela, que já levou inúmeros parlamentares a cadeia e ao cadafalso político.
A condenação foi dada hoje pelo Pleno do Tribunal de Jusitiça de Rondônia. Na denúncia faziam parte como réus o ex-presidentes Neodi Oliveira, Marcos Antônio Donadon e Kaká Mendonça e versa sobre o desvio de R$ 11,37 milhões dos cofres do Legislativo. Todos foram denunciados por associarem para desvio de dinheiro, peculato e formação de quadrilha.
Através da edição de Decretos Legislativos nºs 424 e 425, a ALE-RO que tentou suspender o curso da Ação Penal, para favorecer Neodi e Maurão. Os Decretos foram expedidos com base no parágrafo 3º, do Art. 53, da Constituição Federal que prevê sustação do curso de ação penal que apuram crimes praticados por Senador ou Deputado, após suas diplomações, mas foi negado pela desembargadora Ivanira Feitosa Borges.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 06 de May de 2019 às 15:11