O juízo da 2ª Zona Eleitoral de Porto Velho condenou o candidato a deputado estadual Devonildo Jesus Santana, conhecido por Devanildo ou Doutor Santana, por divulgação irregular de campanha eleitoral. O caso foi inusitado, pois o acusado colou seu santinho de candidato dentro da cabine de votação, no dia da eleição, em outubro de 2014.
A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Eleitoral ao pedir a condenação de Devolnildo. O réu era reincidente, pois já havia feito o mesmo em 2012 como candidato a vereador. Na acusação, consta a Ata da Sessão em que o fato aconteceu e ainda depoimento dos mesários da sessão de votação. Devanildo atualmente é secretário especial do prefeito Hildon Chaves.
À Justiça ele não confirma que deixou propositadamente o crime, preferindo apenas dizer que a ´cola pode ter caído de seu bolso e que não se lembrava de ter deixado o santinho em cima da urna´. Para o Ministério Público Eleitoral, o caso demonstra que a conduta foi exercida com consciência e vontade.
“Ainda que a memória do réu não lhe proporcione lembrar se ele deixou ou não santinho sobre a urna, a autoria está comprovada pela Ata da Mesa Receptora de Votos, da Seção 123, bem como pelo depoimento das testemunhas”, disse o juiz Jorge Luiz dos Santos Leal.
Devonildo foi condenado a 10 (dez) meses de detenção e multa de R$ 8.867,00 (oito mil, oitocentos e sessenta e sete reais), além de prestação de serviços comunitários.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 28 de June de 2019 às 16:03