Justiça autoriza novo contrato emergencial para o transporte rural terrestre

Justiça autoriza novo contrato emergencial para o transporte rural terrestre

A juíza estadual Inês Moreira da Costa autorizou à Secretaria Municipal de Educação (Semed) a efetivação de um novo contrato emergencial com as empresas Flecha Transportes e Via Norte, para o serviço de transporte escolar rural terrestre, com duração mínima de quatro meses, podendo se estender por até seis meses.

A decisão possibilita a conclusão do semestre letivo de 2018 e início do calendário de 2019, para as crianças da zona rural da capital. A empresa Freitas, por não ter paralisado suas atividades, concluiu o contrato e os estudantes atendidos por ela estão em dia com o calendário escolar.

A ação foi ajuizada com a finalidade de resolver a situação do transporte, tendo em vista que as empresas que prestavam o serviço encerraram o período contratual. O contrato já era emergencial e só poderia ser renovado com a autorização da Justiça, já que a nova licitação ordinária, que estava em andamento, foi suspensa pela Superintendência Municipal de Licitações (SML) para responder a impugnações. O TCE recebeu representações das empresas e pediu esclarecimentos à Semed e SML.

"A autorização da Justiça possibilita que possamos garantir que essas crianças voltem para a sala de aula. E que não sejam prejudicadas ainda mais", disse o secretário.

Apenas oito escolas não concluíram o ano de 2018. A Semed espera que a situação seja solucionada o quanto antes e, para isso, seguindo recomendação do Ministério Público, alterou o calendário escolar da zona rural.

“Para que estas crianças consigam concluir seus 200 dias letivos, nós vamos utilizar sábados e feriados, aproveitando ao máximo os dias durante o verão e suspendendo as atividades nos meses de fevereiro e março quando as chuvas ainda estão frequentes. Já que, devido a isto, as estradas ficam intrafegáveis prejudicando o transporte das crianças e muitas das vezes suspendendo aulas”, explicou Licório.

As empresas concordaram que o município retenha o valor referente a glosa da depreciação dos veículos, inicialmente apontado, de modo que o valor remanescente deverá ser pago até dia 20/2, quando deverá ser assinado o novo contrato. Os representantes disseram que estão com todas as certidões em dia e se comprometeram a iniciar suas atividades até o dia 27/2. Ou seja, sete dias após efetuado o pagamento devido pelo Município e assinado o contrato.

Fonte: Comdecom
Publicada em 18 de February de 2019 às 09:23

 

Leia Também

Parceria entre Prefeitura de Porto Velho e Governo de Rondônia é selada para combater queimadas

Um sistema integrado dará suporte ao trabalho de proteção ambiental

Ação do governo de RO arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante 4ª Pedalada pela Natureza

Alimentos arrecadados serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social em Alta Floresta d’Oeste

Ação do governo de RO arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante 4ª Pedalada pela Natureza

Alimentos arrecadados serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social em Alta Floresta d’Oeste

Governo de RO reforça acolhimento de gestantes com entrega de kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 gestantes participaram do momento de acolhimento

Envie seu Comentário