Jesualdo critica juros praticados no País e diz que saída é abrir mercado para outros bancos atuarem no Brasil

Jesualdo critica juros praticados no País e diz que saída é abrir mercado para outros bancos atuarem no Brasil

O candidato ao Senado, Jesualdo Pires (PSB), em reunião com lideranças empresariais do interior do Estado, criticou os juros exorbitantes praticados no Brasil, afirmando que as alíquotas são impraticáveis, o que impossibilita investimentos no setor produtivo e torna o Brasil menos competitivo.

A saída para este grave problema Brasileiro, segundo Jesualdo, é a abertura do mercado para o ingresso de novas instituições financeiras. O que ocorre no País hoje é que há uma concentração das atividades bancárias brasileiras, onde os cinco maiores grupos financeiros, detêm Juntos, praticamente 65% dos ativos praticados no mercado. 

“Como não há concorrência, acaba havendo um monopólio praticado por essas instituições que dominam o mercado. Há países que possuem mais de 5 mil bancos atuando em total liberdade de concorrência, enquanto que aqui no Brasil, cinco grandes grupos financeiros, são detentores de cerca de 30 instituições bancárias, e ditam as regras do mercado”, explicou Jesualdo.

Outra posição importante colocada por Jesualdo é que os bancos públicos deveriam incentivar a concorrência de mercado, oferecendo taxas e juros menores.

Jesualdo disse ainda que as altas taxas de juros praticadas e, que são autorizadas pelo Governo Brasileiro, são um desastre para quem quer empreender e até mesmo para os produtores rurais que precisam de uma política de captação de recursos diferenciada.

“Os juros praticados nacionalmente só interessa aos próprios bancos, uma vez que trava o surgimento de novos negócios, impede o desenvolvimento interno e faz com que o Brasil perca em competitividade com outros países”, atacou.

Fonte: Assessoria
Publicada em 04 de October de 2018 às 11:04

 

Leia Também

Páscoa: Muito além do coelho e chocolate, O verdadeiro significado da celebração

"Porque ele vive, posso crer no amanhã."

Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para atingidos pela enchente no Baixo Madeira

As doações podem ser feitas 24 horas por dia e devem ser deixadas no piso 1 do terminal, em um espaço especialmente definido para isso, localizado próximo à entrada principal e ao elevador

IFRO seleciona bolsista externo para atuar em Psicologia no campus de São Miguel do Guaporé

O valor mensal da bolsa é de R$ 1.430,00, para carga horária de 20 horas semanais

Semana Santa é feriado ou ponto facultativo? Confira o calendário

A partir desta quinta-feira, órgãos públicos de Rondônia, como o Ministério Público de Rondônia e o Tribunal de Justiça, funcionam apenas em regime de plantão

Envie seu Comentário