Ismael Crispin e Luís do Hospital recebem grito de socorro de produtores de Rondônia em ameaça de multinacionais

Ismael Crispin e Luís do Hospital recebem grito de socorro de produtores de Rondônia em ameaça de multinacionais

Na manhã desta terça-feira (25), os deputados Ismael Crispin (MDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural, receberam parte da diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO) para tratar sobre a Moratória da Soja, acordo que proíbe a compra do grão produzido em áreas do bioma Amazônia que tenham sido desmatadas após 2008, mesmo que a abertura tenha sido feita dentro da lei.

Segundo a diretoria da Aprosoja-RO, a Moratória da Soja é a mais evidente manifestação do desprezo dessas empresas pela sociedade rondoniense. "Se nossos produtos não os interessam, nossos incentivos fiscais e nossas concessões públicas também não. Entre os prejuízos rara os produtores: discriminação injustificada e fomento à criação de favelas rurais; para os municípios: estagnação econômica e dependência de repasses para sobrevivência e para a sociedade: queda na qualidade dos serviços públicos, efeito agravado após a transição da reforma tributária.

Crispin destacou que a Moratória da Soja, embora inicialmente temporária, tornou-se permanente e agora funciona como uma espécie de "estado paralelo", com mecanismos próprios de controle e punição. Isso, segundo ele, viola o direito legal de conversão de terras para uso agrícola conforme estabelecido pelo Código Florestal Brasileiro, afetando negativamente pequenos e médios produtores. "Se não tomarmos uma providência urgente, amanhã teremos a Moratória da pecuária, do café, do leite, da piscultura".

Diante da urgência, o deputado Ismael Crispin protocolou um projeto de Lei que "Estabelece critérios para a concessão de incentivos fiscais e terrenos públicos para empresas do setor agroindustrial, com o objetivo de promover a livre iniciativa, o desenvolvimento dos municípios e a redução das desigualdades sociais e regionais".

Em sua justificativa, o deputado Crispin argumentou que o objetivo do PL é assegurar que os incentivos fiscais e a concessão de terrenos públicos beneficiem apenas empresas que realmente contribuem para o desenvolvimento econômico, social e regional de Rondônia. Ele enfatiza que a proposta respeita os princípios constitucionais de livre iniciativa e busca prevenir que acordos externos prejudiquem a economia local.

O projeto de lei será agora discutido nas comissões pertinentes da Assembleia Legislativa de Rondônia antes de ser submetido à votação em plenário. O deputado Crispin espera contar com o apoio dos colegas para aprovar a medida e, assim, promover um ambiente de negócios mais justo e sustentável no estado.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 25 de June de 2024 às 14:49

 

Leia Também

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

"É fundamental unirmos forças entre os poderes para que obras como essa saiam do papel e beneficiem diretamente nossos moradores,"

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil em emendas para aquisição de Implanon em três municípios

Municípios de Cabixi, Monte Negro e São Francisco foram contemplados com aquisição de método contraceptivo de longa duração

Emenda de R$ 430 mil destinada pela Dra. Taíssa  fortalece a produção de cacau em Buritis

Com esta emenda, a associação terá condições de expandir sua atuação, atendendo não apenas os produtores de Buritis, mas também das comunidades no entorno, fomentando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para o fortalecimento da economia rural em Rondônia

Assembleia Legislativa realiza inédito “Natal de Portas Abertas” com atrações culturais e projeção em 3D

Iniciativa visa aproximar a população do Poder Legislativo

Envie seu Comentário