Iperon divulga procedimentos para recadastramento de aposentados e pensionistas

Iperon divulga procedimentos para recadastramento de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas podem fazer o recadastramento anual no mês de seu aniversário. O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) divulgou a relação de documentos necessários e procedimentos adotados para evitar o bloqueio dos proventos. O Decreto Estadual n° 23.482/2018  garante o recadastramento de forma online ou presencial, de qualquer localidade do Estado em uma das Regionais do Iperon.

O aposentado ou pensionista deve comparecer à sede do Iperon, em Porto Velho, ou nas regionais no interior do Estado, de 7h30 às 13h30. Com as documentações necessárias:

APOSENTADO

  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Certidão de Casamento ou Nascimento, atualizada e/ou escritura pública de união estável, emitida em cartório;
  • Declaração assinada pelo (a) servidor (a) reafirmando sua atual situação de convivência, do estado civil de companheiro (a) ou cônjuge, conforme documentação apresentada;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF/MF;
  • Comprovante de residência atualizado ou declaração de endereço registrada em cartório;
  • Contracheque atualizado;
  • Cartão do PASEP/PIS/NIT.

PENSIONISTA

  • Documento oficial de identificação com foto do (s) pensionista(s);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF/MF, inclusive quando menor (es) de idade do(s) beneficiário(s);
  • Comprovante de residência atualizado ou declaração de endereço registrado em cartório referente a cada beneficiário se houver mais de um;
  • Contracheque (s) atualizado (s) de cada beneficiário, quando for o caso.
  • Caso o (a) segurado da capital esteja impossibilitado de comparecer ao instituto por motivo de saúde, um representante legal do segurado deve fazer a solicitação na sede do Iperon, portando laudo médico, que justifique a impossibilidade de locomoção, para que seja designado um servidor habilitado do Iperon ao local, para atestar a prova de vida.

Para o recadastramento online, o aposentado ou pensionista deve acessar o site do Iperon, clicar no banner “Censo Previdenciário” e acessar com o número do CPF e data de nascimento completa, que será a senha. As informações cadastrais do segurado, pode ser preenchida, alterada ou corrigida. Após a confirmação ou alteração, será gerado um comprovante de recadastramento. Nos casos de cargos acumuláveis previstos em Lei, os servidores que possuem aposentadoria e pensão, quando realizado o recadastramento será gerado o comprovante para as matrículas existentes. Em seguida, o segurado deve imprimir e preencher a declaração de vida e residência que se encontra disponível ao lado de onde você digitou o CPF e a senha, que é a data de seu nascimento. O comparecimento pessoal ou o recebimento pelo Iperon, da declaração de vida e residência via correio, deverá ocorrer no prazo de 15 dias, após o recadastramento on-line.

Para o segurado que está no exterior, o recadastramento deverá ser on-line.  A declaração de vida e residência com firma reconhecida por autenticidade pela representação diplomática brasileira no país em que se localizar, deve ser enviada por correio. Se houver alteração de dados pessoais, com o recadastramento online, o segurado deve encaminhar juntamente com a declaração de vida e residência, cópia autenticada dos demais documentos alterados. 

Após autenticação da assinatura em cartório, o comprovante emitido do site e a declaração original deverão ser enviados ao Iperon, para validação de recadastramento.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 13 de February de 2019 às 15:17

 

Leia Também

Ação do governo de RO arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante 4ª Pedalada pela Natureza

Alimentos arrecadados serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social em Alta Floresta d’Oeste

Governo de RO reforça acolhimento de gestantes com entrega de kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 gestantes participaram do momento de acolhimento

Inscrições de cursos de qualificação para profissionais do trânsito estão abertas em todo estado

Os interessados devem ficar atentos, algumas inscrições encerram na quinta-feira (10)

Prefeitura implanta “fura-fila inteligente” para dar mais fluidez ao trânsito na rotatória da avenida Caúla com a Guaporé

Intervenção faz parte de um conjunto de ações planejadas para reorganizar o trânsito da cidade

Envie seu Comentário