Follador pede providências do prefeito da Capital para escolas da Ponta do Abunã, que estão fechadas

Follador pede providências do prefeito da Capital para escolas da Ponta do Abunã, que estão fechadas

Em pronunciamento durante os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (9), o deputado Adelino Follador (DEM) chamou atenção das autoridades estaduais da educação e do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), para o desespero dos alunos, dos pais e professores dos distritos de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e região da Ponta do Abunã, onde as escolas estão todas fechadas.

O parlamentar disse que recebeu do pastor Izaias Mendes, da Assembleia de Deus, um vídeo estarrecedor que descreve a situação na região. Segundo ele, a comunidade decidiu trancar os portões das escolas municipais e estaduais Maria Jacirae Bandeirantes, em Nova Califórnia, e todas as outras em Vista Alegre do Abunã e Extrema, em protesto contra a falta do transporte escolar e as péssimas condições de tráfego das estradas vicinais da região que atendem a esse sistema de transporte, muitas das quais já completamente interditadas, por falta de manutenção.

Segundo o que foi apurado, a comunidade decidiu fechar os portões das escolas desde dia 1º de abril, e só retomará as atividades, com aulas regulares, após a chegada dos ônibus para transportar os estudantes, e também após a realização de um bom trabalho de recuperação e manutenção das estradas, já que sem elas não há como chegar às escolas.

BR-364 fechada

O pastor Izaias disse ainda que autoridades da educação municipal, mesmo sem levar a solução dos problemas, tentaram participar esta semana de uma reunião em Nova Califórnia, mas retornaram de Extrema devido a um protesto da comunidade local, que fechou a BR-364, para chamar atenção para a gravidade dos problemas em toda a região da Ponta do Abunã.

Adelino Follador pediu ao prefeito medidas urgentes tanto em relação ao transporte escolar, quanto à situação das estradas da região de Ponta do Abunã que, no geral, estão em estado de miséria. "Um desrespeito à comunidade”, disse o deputado destacando que a gerência da educação municipal e sua operacionalização são de responsabilidade do gestor municipal, assim como a manutenção das condições das estradas vicinais.

“O gestor não pode fugir de suas responsabilidades, especial com a educação, sob pena de ser responsabilizado legalmente”, disse.

O deputado fez coro com o pastor Izaias Mendes, cobrando também a responsabilidade da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) que, mergulhada numa inércia sem precedentes, emperra todo o sistema, tanto nos atos, na gerência dos programas, quanto na operacionalização das unidades de ensino, que sofrem com o desatino de alguns auxiliares da gestão.

Fonte: Assessoria
Publicada em 11 de April de 2019 às 09:01

 

Leia Também

Defesa compara ex-assessor de Bolsonaro a Jesus e pede rejeição de denúncia por trama golpista

Sebastião Coelho afirmou que Filipe Martins (foto) é um "garoto brilhante" e que não há justa causa para torná-lo réu pela trama golpista

Vereador Everaldo Fogaça entrega computadores, ar-condicionados, e equipamentos que reforçam a saúde em Porto Velho

Equipamentos como computadores, ar-condicionados e veículos foram destinados a unidades da capital e distritos; ação ocorreu no almoxarifado da SEMUSA

Acir Gurgacz lidera corrida ao Senado em Ji-Paraná, aponta 1ª pesquisa de intenção de voto para 2026

Silvia Cristina aparece em segundo lugar e Marcos Rocha em terceiro; levantamento revela cenário competitivo e alto índice de indecisos

Governador atende indicação de Alan Queiroz e autoriza auxílio emergencial para ribeirinhos atingidos pela cheia

Medida garante segurança alimentar a famílias que perderam plantações e tiveram suas casas danificadas pela cheia do rio Madeira

Envie seu Comentário