Experiência exitosa da Semusa é apresentada em seminário nacional

Experiência exitosa da Semusa é apresentada em seminário nacional

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, durante enchente do Rio Madeira, em 2014, através do Departamento de Vigilância em Saúde, foi apresentado em Brasília no ‘90 Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres’, que aconteceu de 7 a 9 de novembro deste ano.

A experiência ‘Enchente no Rio Madeira: um Problema de Saúde Pública’ foi compartilhada devido o resultado que obteve ao minimizar os impactos na saúde pública, possível porque houve uma resposta rápida da Semusa ao problema.

Para enfrentar a enchente e dar cobertura a todas as comunidades ao longo do rio, a secretaria estruturou a ‘sala de situação’ e elaborou um plano de contingência, observando quatro eixos: educação em saúde e mobilização comunitária, vigilância em saúde, atenção primária e assistência à saúde. A ‘sala de situação’ funcionou durante 90 dias, 24 horas por dia, com diversas ações estabelecidas.

“A proposta do seminário é promover a troca de experiências exitosas. A Semusa pôde contribuir com uma experiência que pode ser aproveitada por outros locais, em todo o país”, ressaltou a titular da pasta, Eliana Pasini, que participou do evento. A elaboração do trabalho contou com as servidoras: Régia Martins, Daniele Souza, Itaci Ferreira, Márcia Maria Alves e Deuseli Pereira.

“Como aprendizado, podemos dizer que o trabalho conjunto de todos os técnicos foi essencial para que os problemas advindos com a enchente fossem minimizados, tanto que o aprendizado tem sido colocado em prática em outros eventos”, frisou a diretora da vigilância em saúde, Régia Pacheco, que apresentou o trabalho durante o seminário.

Fonte: Assessoria 
Publicada em 29 de November de 2018 às 08:56

 

Leia Também

Expojipa 2024 entrega motos do Show de Prêmios Caixa de entrada

Das sete motos, três foram contempladas para dois ganhadores

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Prisão só pode ocorrer em caso de flagrante delito

Sistema Faperon destaca os benefícios da nova Lei Geral do Turismo para produtores rurais e o setor agropecuário

A sanção da nova Lei Geral do Turismo (Lei nº14.978, de 2024), assinada nesta quarta-feira (18) pelo presidente da república, foi celebrada pelo Sistema Faperon/Senar como um marco importante para o fortalecimento do setor rural e para a ampliação das oportunidades de produtores e agricultores familiares no mercado de turismo.

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Portaria proíbe operações de bloqueio de trânsito

Envie seu Comentário