Especialistas em urbanismo contratados pela Prefeitura visitam bairros da cidade

Especialistas em urbanismo contratados pela Prefeitura visitam bairros da cidade

Desde que chegaram na cidade os arquitetos do escritório Jaime Lerner, de Curitiba (PR), não descansaram. Os especialistas em urbanismo visitaram diversos bairros do município, bem como a zona rural e pontos históricos. O objetivo foi identificar os pontos fortes e fracos da cidade para a elaboração definitiva de seus projetos, que irão mostrar o caminho para a Prefeitura alavancar diversos setores de Vilhena.

“É um prazer poder contar com arquitetos e urbanistas de renome para conseguirmos projetar Vilhena para o futuro. Esse é o momento de todos pensarmos o que queremos para a cidade, como desejamos vê-la no futuro. E quando digo todos é porque realmente desejamos que a comunidade participe, tanto que conseguimos fazer lotar o auditório na primeira apresentação dos arquitetos”, garante Ricardo Zancan, secretário de Planejamento.

Composta pelos arquitetos Paulo Kawahara (chefe da comitiva), Felipe Guerra, Laís Oliveira e Debora Ciociola, a equipe técnica foi acompanhada dos engenheiros e arquitetos da Prefeitura em dezenas de visitas na cidade.

“Vilhena é muito dinâmica, com uma Economia muito próspera. Tem também um bom clima, qualidade de vida e boas indústrias. Todos esses são ativos fundamentais. É um privilégio poder trabalhar aqui pois a cidade já tem muita coisa pronta para seu futuro promissor”, analisa Kawahara.

De acordo com Debora, a cidade tem potencial a ser explorado. “Vilhena tem uma base ambiental interessante, com dois fundos de vale que limitam a urbanizada. Elas podem virar áreas de interesse cultural e histórico. Além disso, as várias ruas comerciais bem diversificadas com eixos verdes nos deram muitas idéias. Pretendemos explorar bem a duas grandes frentes do município: a agropecuária e a proximidade florestal, que englobam aspectos de biodiversidade, turismo, comércio e outros. Será uma verdadeira requalificação de Vilhena”, explica.

A equipe conheceu também os pontos críticos e que carecem de ações imediatas, apresentando inclusive sugestões de estratégias que serão empregadas para sanar os problemas. Conheceram também as bacias hidrográficas e os pontos de drenagem ou escoamento pluviométrico próximas às áreas de proteção permanente.

PLANO PARTICIPATIVO - A Semplan se coloca à disposição, das 7h às 13h, na Prefeitura, para todos os acadêmicos, arquitetos, empresários e interessados em geral que desejarem contribuir com o projeto de planejamento da cidade.

Fonte: Semcom
Publicada em 11 de fevereiro de 2019 às 14:36

 

Leia Também

Chuva intensa em Ji-Paraná deixa ruas e avenidas alagadas

O Igarapé 2 de abril transbordou em vários pontos deixando algumas famílias desabrigadas.

Acidente envolvendo Moto na BR-364 acaba com três mulheres gravemente feridas

Elas foram socorridas por aquipes do Samu e encaminhadas às pressas para o hospital João Paulo II.

Ouvidoria Geral do Estado capacita profissionais para melhor atender ao cidadão

Segundo o ouvidor, que assumiu recentemente a Ouvidoria de Rondônia na gestão do governador coronel Marcos Rocha, o pedido feito ao Tribunal de Contas se deu pela experiência e idoneidade do órgão

Escola de Trânsito divulga calendário letivo de cursos para o primeiro semestre de 2019

Para este ano um novo projeto da Ceptran promete impulsionar ainda mais as relações do aluno com o aprendizado. De acordo com Telma Ferreira, da Escola de Trânsito do Detran, as inscrições para os cursos já podem ser feitas no site do Detran.

Envie seu Comentário