Escola Municipal Mãe Margarida realiza exposição de releituras de “Romero Brito”

Escola Municipal Mãe Margarida realiza exposição de releituras de “Romero Brito”

Crianças da escola municipal Mãe Margarida, localizada no Bairro Jardim Santana, na divisa dos bairros Socialista e Tancredo Neves, na Zona Leste de Porto Velho, têm participado de um verdadeiro ‘tour’ pelo mundo da Arte.

A equipe pedagógica tem promovido diversos projetos de releituras de obras de grandes artistas plásticos e de escritores brasileiros que despertam, nos estudantes, maior interesse pela leitura, escrita e pela pintura. Nesta quinta-feira (29/11), a partir das 8h, será a vez delas contemplarem e aprenderem mais sobre a arte de Romero Brito, artista plástico brasileiro consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido.

Segundo Rosana, diretora da unidade de ensino, a história de Romero inspira projetos na escola. “Desde a infância, o pintor demonstrava talento e interesse pelas artes. Ele pintava em jornais e papelão, sempre usando muitas cores em suas pinturas. E qual criança não gosta de cores?”, explicou Rosana. “Portanto foi uma escolha acertada para mais uma edição de releitura da nossa escola, a exemplo da nossa artista brasileira Tarsila do Amaral, a quem também trouxemos para nossa ambiente escolar. Ela adorava o colorido das paisagens, e representava em suas obras também o nosso cotidiano e as nossas culturas”, completou.

A diretora disse ainda que, além desses dois artistas, as crianças já trabalharam a releitura do escritor e cartunista Maurício de Souza e do artista Ivan Cruz, que retratava em suas telas cenas da rotina de lazer de crianças, como crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa e brincando com pião.

“Entendemos o quanto é importante e necessário a relação do homem com outras culturas, uma vez que o conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidades inatas do ser humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado, costumes e, principalmente, compartilhar saberes. Com esse entendimento que promovemos esse tipo de iniciativa”, acrescentou.

Atividades

Dentro da programação do projeto estão: Conhecer a biografia do artista; Fazer leitura de imagem; Desenvolver a oralidade, interação e socialização; Aprofundar conhecimento sobre cores linhas e formas; Identificar cores primarias e secundarias; Trabalhar coordenação motora fina e ampla; Perceber traços da natureza em suas obras; Desenvolver raciocino lógico e matemático por meio de trabalho concreto; Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística percepção visual e noção espacial; Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos e Utilizar materiais recicláveis, como caixa de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.

Além disso, a equipe pedagógica realiza roda de conversa com as crianças, promove exposições de telas do autor e releitura das obras utilizando materiais diversos.

Fonte: Comdecom
Publicada em 28 de November de 2018 às 15:06

 

Leia Também

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Foram investidos mais de R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos entregues recentemente.

Pão Nosso: Marcos Rocha garante café da manhã gratuito para quem mais precisa

Em mais um compromisso cumprido, programa combate a insegurança alimentar e fortalece a economia local

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores

TJRO lançará projeto

O projeto proporciona um ambiente seguro e acolhedor nas comunidades indígenas para que os adolescentes em conflito com a lei possam cumprir suas medidas socioeducativas.

Envie seu Comentário