
Um caminhão, de placas e propriedade, ignorados até agora foi queimado e abandonado na Rodovia 387, Estrada do Pacarana, que da acesso ao Mato Grosso, próximo ao rio Roosevelt, em Espigão D´Oeste, dentro da reserva indígena dos Cinta-Larga.
O caminhão, segundo moradores da região foi queimado pelo Ibama, e não tinha carga alguma e teria sido queimado apenas por estar dentro da reserva sem autorizção. Não se tem ainda a identidade do motorista que conduzia o veículo, que deveria ter sido apreendido.
Em abril desse ano, a ação de agentes do Ibama, que queimam vários equipamentos apreendidos em pode de madeireiros dentro da Floresta Nacional do Jamari levou um senador rondoniense a interceder junto ao Governo Federal sobre a situaçao, mas nada mudou até agora.
Na época, o presidente Jair Bolsonaro disse que vai estudar medidas para mudar as regras, de forma a evitar a destrução dos equipamentos apreendidos durante as apreensões do Ibama, no País. Um procecimento foi aberto para investigar o caso, já que a queima desses equipamentos é uma ação incorreta.
Em outubro do ano passado, foi uma ação dessas que motivou um grave atentado contra as sedes do Ibama e da iCMBios, na cidade de Humaitá (AM) por garimpeitos inconformados por terem seus equipameentos apreendidos e queimados por servidores dos dois institutos.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 31 de May de 2019 às 10:58