
A Coordenadora da Vigilância em Saúde de Cacoal, Ivani Claudete Gromann, comunicou nesta quarta-feira à Prefeitura da cidade sobre um surto de botulismo que está ocorrendo na região. Cinco pessoas, que teriam contraído a bactéria causadora da doença, estão internadas no Hospital Regional de Cacoal, após terem consumido carne contaminada, na cidade de São Miguel do Guaporé.
Segundo a enfermeira, no domingo passado, oito pessoas participaram de um almoço em São Miguel do Guaporé, de onde pode ter resultado a contaminação.
Do total de pessoas envolvidas no surto, cinco pessoas adultas estão internadas, quatro em estado grave na UTI, sem sinais de agravamento. As outras 3 pessoas estão sem sintomas (01 adulto e 2 crianças).
“Este surto esta sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional de diversos setores da Secretaria Estadual de Saúde, LACEN, CIEVS e Vigilâncias Epidemiológicas de Cacoal, São Miguel e Alvorada. Foram coletadas amostras de todos os pacientes, bem como de alimentos da residência onde ocorreu o almoço para análise no LACEN RO”, disse ela no comunicado.
Os pacientes mais graves estão sendo tratados com soro anti-botilínico e, segundo a coordenadora, o Ministério da Saúde está encaminhando mais soros para administrar aos demais que participaram deste almoço, mesmo assintomáticos.
No mesmo comunicado, a coordenadora alerta à população sobre o botulismo, uma doença grave e não contagiosa. Como medida de prevenção é recomendado evitar a ingestão de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto.
“Conservas caseiras e produtos industrializados que não ofereçam segurança devem ser fervidos ou cozidos por 15 minutos antes de serem consumidos. E é importante não conservar alimentos a uma temperatura acima de 15ºC”, finalizou ela.
Fonte: Via Rondonia
Publicada em 13 de February de 2019 às 16:41