Eleição do presidente do Líbano é marcada para 9 de janeiro

Eleição do presidente do Líbano é marcada para 9 de janeiro

O Parlamento do Líbano vai se reunir no dia 9 de janeiro para eleger um presidente da República, em um país que está sem chefe de Estado há mais de dois anos, anunciou nesta quinta-feira (28) a agência oficial libanesa.

“O presidente do Parlamento, Nabih Berri, convocou sessão para eleger um presidente da República no dia 9 de janeiro”, informou a agência nacional oficial ANI, citada pela francesa AFP.

O anúncio foi feito um dia depois da entrada em vigor de um cessar-fogo entre Israel e o grupo xiita Hezbollah.

As divergências entre o poderoso movimento Hezbollah, apoiado pelo Irã, e seus opositores impediram a eleição de um chefe de Estado desde novembro de 2022.

O cessar-fogo de 60 dias entrou em vigor às 4h locais dessa quarta-feira, após mais de um ano de combates entre o Hezbollah e Israel, que deixou milhares de mortos.

Berri, líder do influente movimento xiita Amal, foi o principal interlocutor do Hezbollah para o acordo de cessar-fogo.

Em discurso ao país após o início da trégua, o presidente do Parlamento pediu a rápida eleição de um presidente da República e a unidade dos libaneses.

“Precisamos urgentemente de unidade nacional entre todo o povo libanês”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil
Publicada em 28 de November de 2024 às 10:30

 

Leia Também

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo

Transição incerta começa após queda da ditadura na Síria

O premiê do regime deposto, Mohammed Jalali, aceitou transferir o controle da administração para o chamado Governo de Salvação

Fortes explosões são sentidas em Damasco após bombardeios israelenses

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido e ampla rede de informantes na Síria, afirmou que Israel intensificou bombardeios visando instalações militares estratégicas, buscando impedir que elas caiam nas mãos de grupos rebeldes.

Seminário reflete resultados positivos da implementação do “Programa de Integridade: MP” em Rondônia

A atividade aconteceu na modalidade híbrida, sendo presencial no auditório do edifício-sede da Instituição em Porto Velho, e remoto com transmissão pela plataforma Microsoft Teams e Youtube.

Envie seu Comentário