Na sessão ordinária desta terça-feira (17) o deputado Jair Montes (PTC) disse que esteve em Cacoal visitando algumas clínicas de hemodiálise, juntamente com o colega Cirone Deiró (Podemos), e depois participou de um encontro com desbravadores. O parlamentar citou, ainda, que foi a Espigão do Oeste, para onde decidiu direcionar emenda para a construção de uma praça de skate.
“Foi um pedido dos jovens de Espigão. Temos que oferecer alternativas à juventude. Esporte e lazer podem impedir que adolescentes recorram às drogas”, destacou.
O deputado disse, ainda, que visitou a empresa Globoaves, indústria que antes se chamava Avenorte, que gera 600 empregos diretos e tem problemas com a Energisa.
“A Globoaves poderia gerar muito mais empregos, mas o entrave não permite. Meu gabinete está aberto, com uma banca de 10 advogados, para recorrer à Justiça em nome do consumidor que se sinta prejudicado pela Energisa”, detalhou.
Ele lembrou que Rondônia, em especial Porto Velho, recebeu o segundo maior recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau.
“Porto Velho era uma cidade pacata, mas com todos esses investimentos mais de 100 mil homens vieram trabalhar nas duas usinas. Chegou a violência. O sonho em Rondônia era ter energia limpa e barata, para podermos trazer as grandes indústrias. Hoje temos a Energisa, a inimiga número um do povo. O cidadão não tem tempo nem de reagir”, afirmou Jair Montes.
Ele acrescentou que a maior covardia que se pode cometer é atirar em um homem pelas costas. “Conheço um cidadão que mora no mesmo lugar há 30 anos, e agora a Energisa diz que ele está furtando energia. Foi aplicada uma multa de R$ 30 mil. A Energisa é juiz e promotor”, acrescentou o parlamentar, citando que a concessionária de energia estaria “massacrando a população”.
Jair Montes lembra que energia, gás e água não necessidades essenciais. Assim, ele disse que está encaminhando ofício ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que seja feito um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) disciplinando a atividade de distribuição de energia elétrica.
Fonte: Decom-ALE-RO
Publicada em 17 de September de 2019 às 17:42