Evento celebra a tradição, sustentável da economia local e fomenta o extrativismo da castanha na região
A cidade de Extrema, localizada na Ponta do Abunã, se prepara para a aguardada Festa da Colheita da Castanha 2025, que acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro, o evento, organizado sob a coordenação de Antônio Medeiros, tem como objetivo principal celebrar a importância da castanha para a economia local, além de promover o extrativismo sustentável e fortalecer o comércio regional.
De acordo com dados levantados no comércio local, a safra de 2024 foi responsável pela comercialização de mais de 300 mil latas de castanha, cada uma vendida, em média, por R$ 60. Esse volume gerou um impacto econômico de mais de R$ 18 milhões em apenas cinco meses. O destaque desse comércio está na descentralização da receita, com pagamentos realizados à vista ou antecipados, e no trabalho em grupo, que muitas vezes envolve famílias inteiras.
Outro ponto relevante é que quase a totalidade do valor gerado pelo comércio da castanha permanece na região, movimentando o comércio local e contribuindo diretamente para a melhoria das condições de vida da comunidade. O evento, além de ser um espaço de celebração, visa sensibilizar autoridades e a população quanto à importância do fomento e da sustentabilidade dessa atividade econômica.
A organização reforça o convite a autoridades, comerciantes e moradores para prestigiar a Festa da Colheita da Castanha 2025 e contribuir para o fortalecimento desse setor vital para a economia local. A participação de todos é essencial para garantir que o sucesso da safra continue a beneficiar as famílias e o comércio de Extrema nos próximos anos.
Fonte: Via Rondônia
Publicada em 22 de January de 2025 às 16:09