Deputado Ezequiel Neiva destaca aprovação da Lei de Diretrizes para o Orçamento 2020, com emendas e alterações

Deputado Ezequiel Neiva destaca aprovação da Lei de Diretrizes para o Orçamento 2020, com emendas e alterações

A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 115/2019, de autoria do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária 2020. Relator do projeto e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, o deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) destacou pontos positivos assegurados para o próximo ano, dentre os quais um deles garante aos parlamentares a reutilização de emendas no ano seguinte (resto a pagar). 

Também foi aprovada a desvinculação de receita do Governo apenas com a autorização da Assembleia, e foi garantida a transferência de recursos fundo a fundo aos municípios, além da conquista da emenda de bancada impositiva. Outra conquista apontada por Ezequiel Neiva foi o direito de os parlamentares terem acesso irrestrito ao sistema de elaboração da proposta orçamentária pelo Governo, o que antes era de exclusividade do Executivo.

Agora, segundo Neiva, o Assembleia aguardará o que o Executivo encaminhe os projetos de lei que tratam do Plano Plurianual (PPA) até dia 30 de agosto, e a proposta orçamentária até 30 de outubro. 

Restos a pagar 

A partir do próximo ano, os deputados terão assegurado o direito de utilização de 100% de suas emendas parlamentares. Com a lei orçamentária de 2018, caso os deputados não utilizassem das emendas no ano vigente, perderiam o recurso. Com a alteração na LDO de 2020, caso uma prefeitura, por exemplo, não possa receber o recurso no final do ano, a partir do próximo ano o deputado tem direito de reutilizar a verba no ano seguinte, para outra finalidade ou até destinar a outro município ou associação.

Desvinculação de receita 

Outro ponto destacado pelo deputado Neiva refere-se à desvinculação dos orçamentos dos fundos, como o Fundo de Infraestrutura de Transportes de Habitação (Fitha); o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa); e o Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Proleite). Neiva frisou que em 2018 o Governo desvinculou, apenas por meio de decreto, o valor de R$ 65 milhões dos fundos, comprometendo a execução de diversos projetos. “A partir de agora foi estabelecido que o poder Executivo só poderá desvincular receita mediante autorização do Legislativo. 

Foto: José Hilde-Decom-ALE-RO

Fonte: Assessoria
Publicada em 27 de June de 2019 às 08:56

 

Leia Também

Deputado Ismael Crispin atende demanda do vereador Maurinho e entrega quase meio milhão em investimentos ao Hospital Municipal de Costa Marques

O parlamentar, expressou sua satisfação em iniciar 2025 com mais uma entrega significativa para Costa Marques

Recursos na conta da prefeitura para nova rodoviária de Cacoal

Os recursos foram assegurados pelo deputado Cirone Deiró, com o apoio do governador Marcos Rocha

Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema

Segundo indicação, objetivo é preencher vacância do cargo na delegacia

Secretário de obras Geraldo Sena determina paralisação das obras da rodoviária Destemidos Pioneiros

Secretário de Obras Geraldo Sena Neto

Envie seu Comentário