O deputado Chiquinho da Emater (PSB) fez nesta terça-feira (17), ao discursar na Assembleia Legislativa, um relato desalentador sobre a situação no distrito de Calama e de outras localidades do chamado Baixo Madeira, no município de Porto Velho. Ele disse que as pequenas fábricas de farinha e de outros produtos estão falindo.
De acordo com o parlamentar, a condição de penúria se deve, principalmente, à falta de energia elétrica na região. Há uma promessa governamental, segundo ele, para implantação de um projeto de energia solar somente a partir de 2021. “São várias localidades sem energia elétrica,” informou.
Mas, ainda conforme Chiquinho, tem que ocorrer um socorro imediato por parte do poder público que “abandonou as localidades à própria sorte.” Ele frisou que a ponte existente em Calama ainda é do tempo da administração do ex-governador Jerônimo Santana.
Ele lamentou também a situação dos moradores de um assentamento perto do encontro do rio Machado com o Madeira, na divisa com Cujubim. A população, segundo afirmou, está praticamente isolada, sem energia, sem escola e com estradas sem condições de trafegabilidade. “Trata-se de uma área sob a responsabilidade da prefeitura de Porto Velho,” apontou.
Fábrica de Colchões
O deputado, noutra parte do discurso, disse que esteve com um grupo de empresários que confirmou a implantação de uma fábrica de colchões em Porto Velho. Essa rede, segundo ele, vai instalar também 50 lojas de eletrodomésticos em Rondônia, sendo cinco na Capital, com a geração imediata de 700 empregos.
Fonte: ALE-RO
Publicada em 18 de September de 2019 às 14:52