Deputada Cláudia de Jesus defende maternidades para Ji-Paraná e Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus defende maternidades para Ji-Paraná e Porto Velho

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) enviou um ofício ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitando financiamento para a construção de duas maternidades de alto risco em Rondônia. O pedido busca aliviar a sobrecarga do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, única unidade especializada no estado, além de desafogar os atendimentos em Ji-Paraná e descentralizar os serviços.

A parlamentar esteve em Brasília (DF) no governo federal, nesta semana, junto com o prefeito Léo Moraes e o Coronel PM Jefferson Rocha, Secretário de Estado da Saúde (Sesau), reafirmando a importância da estrutura hospitalar.

“Hoje, uma gestante de alto risco em Rondônia precisa enfrentar longas viagens para conseguir atendimento. Algumas percorrem mais de 800 km e nem sempre chegam a tempo”, afirmou a deputada. Além de atender toda a demanda local, a rede hospitalar de Rondônia acolhe pacientes do Acre, Amazonas, Mato Grosso e até da Bolívia, o que compromete a qualidade do atendimento e coloca vidas em risco.

As obras fazem parte das ações do mandato da deputada, que defende saúde de qualidade para todo cidadão. A proposta prevê a construção de uma maternidade em Porto Velho, que já tem projeto arquitetônico pronto, e outra em Ji-Paraná, que atenderá uma população de quase 800 mil pessoas. A unidade da capital contará com 120 leitos de obstetrícia clínica, 40 de UTI neonatal e 10 de UTI adulto, entre outras estruturas essenciais.

“A descentralização do atendimento vai salvar vidas. Não dá para aceitar que mães e bebês continuem sofrendo por falta de estrutura”, ressaltou Cláudia de Jsus.

O governo estadual se comprometeu a oferecer contrapartida para viabilizar as obras, mas depende da liberação de recursos federais. A deputada cobrou urgência na resposta do Ministério da Saúde para garantir assistência adequada às gestantes e reduzir os índices de mortalidade materno-infantil no estado. Uma maternidade também deverá ser erguida no novo Hospital Regional de Guajará-Mirim.

Fonte: Assessoria
Publicada em 13 de March de 2025 às 11:56

 

Leia Também

Cirone diz que cursos da Escola do Legislativo superaram expectativas

Os cursos foram realizados pela Escola do Legislativo, nos municípios de Cacoal e Vilhena

Com atuação de Ismael Crispin, avança proposta que garante porte de arma a agentes de criminalística em serviço

“Demos voz a essa pauta por meio de uma indicação oficial ao governador Marcos Rocha, reforçando a necessidade e urgência desse reconhecimento. O Executivo acolheu a proposta, deu os encaminhamentos técnicos

Deputados recebem convite para celebração dos 100 anos da Igreja Particular de Porto Velho

A celebração será realizada no domingo, 13 de julho de 2025, às 17h30, com uma Missa Solene na Catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro da capital.

Prefeitura de Porto Velho desmente fake news sobre contrato e reforça legalidade da contratação por adesão

Contratação segue modelo legal com pagamento por demanda; nenhum valor foi pago à empresa até o momento

Envie seu Comentário