
O Governo de Rondônia divulgou agora há pouco a edição de hoje de seu Diário Oficial, mas o Decreto que institui o confinamento parcial da população por oito dias na capital do Estado não saiu na publicação. Ele está em fase de elaboração pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 e pode ser publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado até as 18 horas desta sexta-feira 05.06.
Era questão de tempo a decretação do Lockdown em Porto Velho onde se concentra 70% dos casos e dos óbitos pelos vírus, e uma medida até tardia. Se tivesse sido decretada logo no início da pandemia, talvez o Estado já estaria livre da doença, ou pelo menos com alguns casos considerados ´retardatários´ no sistema público de saúde, que já está sem leitos clínicos e de UTI. O confinamento deve começar amanhã até a zero hora de domingo 14.06.
A flexibilização garantida pelo Governo do Estado e pela Prefeitura não adiantaram muita coisa, bem como todos os avisos das autoridades à população, que em sua minoria, ainda flertava com festinhas, aglomerações desnecessárias em supermercados e nos centros comerciais. O confinamento tem o objetivo precípuo de diminuir a escalada dos contágios nos próximos dias e aliviar a carga nos leitos da rede pública.
Nas últimas 48 horas, a ocorrência de quase 800 casos confirmados de pessoas contagiadas e 15 óbitos, levaram o Governo a repensar sua ideia de flexibilização. Até mesmo os empresários já não parecem tão reticentes quando ao fechamento do comércio, por causa da chegada do pico da doença e seus efeitos nefastos. O lockdown so deverá abrir exceção para supermercados, e outras empresas que realizam serviços essenciais.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 05 de June de 2020 às 15:14