A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (CDCAMI) se reuniu na tarde desta terça-feira (17), com as presenças do presidente Alex Silva (Republicanos) e dos deputados Alex Redano (Republicanos) e Dr. Neidson (PMN).
Na abertura dos trabalhos, o deputado Dr. Neidson relatou que esteve com o juiz Álvaro Kálix Ferro, titular do Juizado de Violência Contra a Mulher da comarca de Porto Velho, percorrendo o antigo prédio onde funcionava a Assembleia Legislativa, conhecendo o local onde será instalado o Centro Humanitário de Apoio à Mulher em Rondônia (Chameron) e vai abrigar ainda a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
"Estamos trabalhando uma parceria com o Sistema S para facilitar o acesso de mulheres vítimas de violência, a cursos profissionalizantes", informou Neidson.
Também está programada uma vista de membros da Comissão até a cidade de Boa Vista (RR), entre os dias 15 e 17 de outubro, para conhecer as atividades do Chame, que serviu de modelo para a implantação do Chameron em Rondônia.
Também foi confirmada viagem da Comissão também para o distrito de Tarilândia, em Jaru, para reunião extraordinária, no dia 03 de outubro, para tratar do fechamento do Conselho Tutelar local.
Matérias
O deputado Alex Silva distribuiu o PL 201/19, de autoria do deputado Jair Montes (PTC), que institui o dia de conscientização contra a prática do aborto no Estado de Rondônia. Caberá ao deputado Alex Redano emitir o parecer.
Silva avocou a relatoria do projeto 2017/19, que institui autonomia a gestante, possibilitando a opção pelo parto cesariano, a partir da trigésima nona semana de gestação, bem como a analgesia, mesmo quando escolhido o parto normal, no Estado de Rondônia.
Setembro Amarelo
O deputado Alex Silva aproveitou para reforçar a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. "Para se ter uma ideia da gravidade no problema, no último final de semana, foram cinco suicídios registrados, sendo quatro na capital. É uma situação alarmante e precisamos nos mobilizar para enfrentar esse grave problema".
Fonte: Decom-ALE-RO
Publicada em 18 de September de 2019 às 10:40