Comissão de Saúde recebe secretários municipais para debater descentralização de especialidades

Comissão de Saúde recebe secretários municipais para debater descentralização de especialidades

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (15), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social recebeu os secretários municipais participantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), para debater as demandas reprimidas das cirurgias eletivas e a descentralização de especialidades do setor da saúde por região. A reunião contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), do vice-presidente da Comissão, o deputado Dr. Neidson (PMN) e dos deputados Lebrão (MDB), Jean de Oliveira (MDB), Alex Redano (PRB), Cirone Deiró (Podemos), Chiquinho da Emater (PSB) e Edson Martins (MDB),

O presidente Laerte Gomes iniciou a reunião apontando que há 15 dias recebeu os membros do Cosems para discutir a regionalização da saúde e a intenção da Casa de Leis foi mal interpretada pelos assessores do Secretário Municipal de Saúde. “Quando falamos em levar esse atendimento para a região, estamos pensando no cidadão, somos apenas atores do serviço público. Queremos apoiar e contribuir com este processo para ajudar nossos rondonienses e não em benefício próprio. Se eles agem desta maneira, eles não podem nos julgar por suas atitudes”, justificou o presidente da Assembleia, destacando que a pauta da regionalização da saúde foi encaminhada pelos membros do Cosems.

Laerte apontou ainda, que a Assembleia Legislativa estará cobrando do Executivo ações efetivas e imediatas. “Na terça-feira debatemos muito no plenário, a questão da construção do novo João Paulo II, uma vez que o Estado tem linha de crédito aprovada e mecanismo para realizar essa construção e nesse intervalo de tempo está alugando leitos em hospital particular”, afirmou.

Segundo a Presidente do Cosems e secretária de São Francisco do Guaporé Vera Lúcia Quadros, o Conselho viu na Assembleia uma força a mais para solucionar os problemas dos municípios. “Não adianta levar o problema para o Estado e ele não ser resolvido, por isto decidimos trazer essa pauta para a Assembleia Legislativa, pois é a Casa do Povo, a nossa casa e aqui podemos contar com o apoio de 24 deputados”, disse.

Vera esclareceu que durante a primeira reunião com os deputados, a pauta abordava a dificuldade dos secretários em garantirem que seus munícipes se deslocassem até Porto Velho para realizar seus exames. “Saí muito mais caro trazer o paciente para Porto Velho. Não queríamos passar por cima do Estado, queríamos apenas defender os nossos pacientes. Gastamos muito em casas de apoio, com combustível, diárias, fora o desgaste físico de cada paciente. Foi tentando apenas com a intenção de amenizar essa situação que viemos pedir o apoio dos deputados, antes que a saúde do nosso estado entre em colapso”, disse.

A presidente do Cosems afirma que o desejo de todos os 52 secretários de saúde dos municípios de Rondônia é o mesmo: garantir atendimento e qualidade de vida daqueles que precisam de atendimento. “A população precisa do nosso apoio. Pedimos que os deputados encaminhem emendas de bancada diretamente para os municípios e não para o Estado, pois temos demandas de mais de 5 anos aguardando o Estado. Estamos com diversas demandas reprimidas e não podemos mais empurrar essa situação com a barriga e por isto tomamos essa atitude”, pontuou.

Sem capacidade financeira

O presidente Laerte Gomes ressaltou que, atualmente, os municípios estão sem capacidade alguma de investir mais em saúde. Segundo o parlamentar, as prefeituras estão investindo em média 30% do seu orçamento em saúde, “quando a Constituição diz que temos que investir 15%”, frisou Laerte Gomes.

De acordo com o presidente, quando a administração municipal dobra a porcentagem de um orçamento para investir em uma área em específico, ela fica sem capacidade de investir em outras áreas.

“E é algo que está acontecendo na maioria dos municípios. E eu entendo que é uma situação complicada porque saúde pública tem que ser feita, e quem faz saúde de verdade são os municípios. Se formos pegar os programas do Governo Federal que a Secretaria de Saúde implementa veremos que quem está pagando são vocês, os municípios”, argumentou o presidente.

O parlamentar disse não entender o porquê de não se fazer uma licitação para a realização de exames de alta complexidade nas regiões do interior. “Qual a dificuldade disso se nós vamos baratear o exame, pois quando se tem mais exames o preço cai. Porque só em duas cidades do estado? Eu entendo que falta atitude, vontade de fazer. Parabenizo o Cosems pela luta e pela independência, primordial para vocês avançarem”, concluiu Laerte.

Ao final das explanações e relatos das particularidades de cada município, os deputados apresentaram alternativas para amenizar os problemas apresentados pelos secretários municipais.

Ações

Como convidado da comissão o deputado Jean de Oliveira destacou que está lutando com os demais deputados, acima de tudo, não pela condição financeira dos municípios e sim por condições dignas de atendimento aos cidadãos. “A pessoa que ocupa um cargo na área de saúde precisa ter sensibilidade, pois ela tem o poder de salvar vidas. Não faço parte desta comissão, mas vou me inteirar mais a respeito, pois acredito que quanto mais a saúde se descentralizar, mais conforto o paciente terá na hora da sua necessidade”, disse.

Jean defendeu que essa descentralização precisa ser construída e dialogada com todos os envolvidos e realizados por etapas. “Através de reuniões como está que vamos progredir e avançar nessa pauta. O apoio desta Casa sem dúvidas é fundamental. No que se refere ao meu apoio inividual podem contar comigo”, ressaltou.

O deputado Alex Redano apontou que acompanha de perto as problemáticas da saúde de perto, entre elas as das cirurgias eletivas. “Temos uma demanda reprimida grande e acredito que através de uma ação em conjunto com todos os deputados para liberarmos emendas de bancada para amenizar o sofrimento da saúde do nosso Estado e ainda realizar um trabalho com o Executivo para realizar as cirurgias eletivas nos próprios municípios, pois já perdemos muitas vidas nessas idas e vindas de uma município para o outro e outras na lista de espera”, lamentou Redano ao destacar que a liberação de recurso aos municípios garantiria qualidade e celeridade.

O deputado Cirone Deiró destacou que o Estado está divido em dois para atender à população. “A pessoa está em Rolim de Moura e é encaminhada para fazer exame em Porto Velho e assim por diante. Estamos trabalhando com o Governo para fortalecer a saúde em Cacoal com a abertura de uma UPA. Se o Governo de Rondônia tiver a sensibilidade de fortalecer as regionais muitos problemas serão sanados, principalmente com a contratação de especialidades. Estamos aqui para fortalecer os nossos secretários e os nossos munícipes”, afirmou Cirone.

Vice-presidente da comissão, o deputado Dr. Neidson sugeriu que os secretários relacionem todas as especialidades necessárias e para quais regiões deverão ser encaminhadas, para que os deputados possam debater com o Executivo. “Através da comissão vamos realizar uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde e com os municípios para vermos o que temos, para vermos o que precisamos para realizar essas cirurgias o mais rápido possível”, disse.

Finalizando a reunião, o deputado Lebrão sugeriu a criação de uma comissão específica com a finalidade de levantar a situação de cada município. “Dessa forma poderemos trabalhar com os números certos, sabendo exatamente do que vamos precisar”, disse o parlamentar.

Fonte: assessoria
Publicada em 16 de May de 2019 às 09:45

 

Leia Também

Deputado Ismael Crispin atende demanda do vereador Maurinho e entrega quase meio milhão em investimentos ao Hospital Municipal de Costa Marques

O parlamentar, expressou sua satisfação em iniciar 2025 com mais uma entrega significativa para Costa Marques

Recursos na conta da prefeitura para nova rodoviária de Cacoal

Os recursos foram assegurados pelo deputado Cirone Deiró, com o apoio do governador Marcos Rocha

Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema

Segundo indicação, objetivo é preencher vacância do cargo na delegacia

Secretário de obras Geraldo Sena determina paralisação das obras da rodoviária Destemidos Pioneiros

Secretário de Obras Geraldo Sena Neto

Envie seu Comentário