Comissão de Direitos Humanos trata da falta de acessibilidade na Universidade Federal de Rondônia

Comissão de Direitos Humanos trata da falta de acessibilidade na Universidade Federal de Rondônia

Na manhã de desta quarta-feira (28) em reunião extraordinária, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (Cddhc), presidida pelo deputado Léo Moraes (Podemos) tratou da falta de acessibilidade do prédio da Unir, constatada pela Comissão durante visita. Léo destacou também a precariedade estrutural do local, que deve receber atenção o mais rápido possível.

O deputado apontou, ainda, que a Comissão recebeu a visita dos alunos do curso de enfermagem. “Eles vieram pedir nossa ajuda, pois foram realocados para um prédio sem as estruturas necessárias que o curso necessita. Conversamos com parte da reitoria e estamos tentando chegar a um consenso favorável a todos”, disse Léo.

O parlamentar encerrou a Comissão afirmando que nesta semana, a comissão realizará uma inspeção no hospital João Paulo II afim de apurar denúncias recebidas.

Também participaram da reunião os deputados Jesuíno Boabaid (PMN) e Aélcio da TV (PP).

Cenário

O Brasil é um país que ainda tem muito que avançar quando o assunto é acessibilidade nas universidades. Menos de 7% da população deficiente possui o ensino superior completo (de acordo com os dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE) e as necessidades de adaptar esse cenário para pessoas com deficiência é cada vez mais evidente.

A adaptação de ambientes para deficientes faz parte da Lei de Acessibilidade, de dezembro de 2000, que estabelece normas e critérios para promover inserção a todos os tipos de deficiências.

Deficiências essas que são além de cadeirantes, onde são mais visíveis os ambientes adaptados. Deficientes auditivos, visuais e mentais também devem ter seus espaços respeitados, com adaptações, oportunidades e acessibilidade na universidade e ter direito de ensino igualitário.

Fonte: Assessoria 
Publicada em 29 de November de 2018 às 09:32

 

Leia Também

Jesualdo Pires lidera corrida para deputado federal em Ji-Paraná, aponta pesquisa

Levantamento da Data Continental revela tendências para as eleições de 2026; quase 19% dos eleitores ainda estão indecisos

União Bandeirantes vive novo tempo com início das obras de asfaltamento, diz vereador Adalto

Vereador Adalto, prefeito Léo e deputado Coronel Crisóstomo assinam ordem de serviço que marca o início da pavimentação das ruas do distrito

Vereador Edimilson Dourado apresenta PL que institui o Banco de Ração Solidário em Porto Velho

O Banco de Ração Solidário terá como principal objetivo garantir a alimentação de animais de estimação em situações de dificuldade financeira

Silvia Cristina avalia com otimismo e alegria pesquisa ao Senado, mas diz que foco é no mandato

A deputada federal Silvia Cristina (PP), presidente estadual do partido, comentou com otimismo os números da mais recente pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada esta semana

Envie seu Comentário