Comissão de Agropecuária e Política Rural discute o cooperativismo

Comissão de Agropecuária e Política Rural discute o cooperativismo

A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) se reuniu na manhã desta quarta-feira (12), no plenarinho 2, quando discutiu alguns temas ligados ao cooperativismo. O presidente da CAPR, Cirone Deiró (Podemos), conduziu a reunião, com as presenças dos deputados Adelino Follador (DEM) e Lazinho da Fetagro (PT). 

A Comissão recebeu dois representantes da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Alcidir Mazutti Zanco, Sandro Souza da Silva e Nildo Pereira de Araújo. A entidade atua em 19 Estados e está se fortalecendo em Rondônia. 

"O cooperativismo tem crescido em Rondônia e esta Comissão tem atuado em sintonia com as necessidades e os desafios do setor produtivo. A Assembleia tem realizado ações efetivas, a exemplo de audiência pública para debater o preço do leite e outras atividades", destacou Cirone. 

A questão do marco legal das cooperativas foi abordada. "Existe um problema de que muitos comparam cooperativa com empresa, o que deixa o setor cooperativista vulnerável. Isso tirou das cooperativas a sua principal missão: promover a junção das pessoas em torno de um ideal", explicou Alcidir, acrescentando que a interpretação do Governo para a atuação das cooperativas, tem impedido de receber benefícios como o recebimento de emendas. 

Lazinho disse que tenta, desde o começo de seu primeiro mandato, sensibilizar o Governo a mudar a interpretação da lei federal, até agora sem sucesso. "A forma como se entende a legislação em Rondônia, é diferente de todos os demais Estados do país. Ao meu ver, o desafio não é o de mudar a lei, mas fazer com que ela possa ser encarada da forma correta", completou.

Alcidir disse que a integração entre as cooperativas, para acesso aos mercados, é um desafio para Rondônia. "A Unicafes representa cerca de 10 mil cooperados, com uma demanda cada vez maior e uma força organizacional enorme. Dá certo, temos que tornar essa política no centro do Governo", ressaltou.

Cirone Deiró informou que, por iniciativa da Comissão, será criada a Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo, para alavancar o setor cada vez mais.

Nildo Pereira, que é produtor rural, diretor de uma cooperativa em Cacoal e integra a Unicafes em Rondônia, disse que recentemente, foi criada a federação, dando mais forças para o setor.

Fonte: DECOM - ALE
Publicada em 13 de June de 2019 às 09:16

 

Leia Também

Deputado Ismael Crispin atende demanda do vereador Maurinho e entrega quase meio milhão em investimentos ao Hospital Municipal de Costa Marques

O parlamentar, expressou sua satisfação em iniciar 2025 com mais uma entrega significativa para Costa Marques

Recursos na conta da prefeitura para nova rodoviária de Cacoal

Os recursos foram assegurados pelo deputado Cirone Deiró, com o apoio do governador Marcos Rocha

Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema

Segundo indicação, objetivo é preencher vacância do cargo na delegacia

Secretário de obras Geraldo Sena determina paralisação das obras da rodoviária Destemidos Pioneiros

Secretário de Obras Geraldo Sena Neto

Envie seu Comentário