Com decisão do STJ, ex-presidente Lula poderá deixar a prisão em setembro

Com decisão do STJ, ex-presidente Lula poderá deixar a prisão em setembro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá deixar a cadeia em setembro deste ano, após a decisão unênime do Superior Tribunal de Justiça  (STJ), de reduzir as pena de 12 anos e um mês para oito anos, dez meses e vinte dias, tomada de terça-feira (23), no caso do tríplex do Guarujá.

Os quatro ministros que participaram do julgamento — o relator do caso Félix Fischer, os ministros Jorge Mussi, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e o presidente da Quinta Turma, Reynaldo Soares — fixaram a mesma pena para o petista.

Desta forma, Lula poderá ter direito ao regime semiaberto ou à prisão domiciliar em setembro deste ano. Contudo, o ex-presidente deverá pagar uma multa no valor de R$ 2,4 milhões referentes aos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Como responde a outros processos, como o que envolve o sítio de Atibaia, Lula ainda pode sofrer novas condenações que o mantenham na prisão ou, caso tenha direito ao benefício, o faça voltar para trás das grades.

Se condenado em segunda instância no processo sobre o sítio de Atibaia, até setembro deste ano, Lula pode perder o direito à prisão em regime semiaberto ou domiciliar. Tudo vai depender do tempo que o Tribunal Regional Federal (TRF-4) vai levar para analisar a sentença.

Pelo Código Penal, Lula poderá pedir progressão de pena após cumprir 1/6 de sua pena. Embora tenha sido condenado a 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4), a redução de pena pelo STJ pode fazer com que o ex-presidente seja beneficiado com a progressão de pena antes do prazo inicialmente previsto em razão da decisão de segunda instância, justamente no TRF-4. Nesse caso, Lula cumpriria 1/6 da pena somente em abril do ano que vem, quando teria direito a progressão de pena.

Com a sentença de 8 anos e 10 meses de prisão, os ministros do STJ diminuíram, inclusive, a sentença que havia sido determinada em primeira instância por Sergio Moro, ainda quando era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba. Na ocasião, Moro sentenciou Lula a 9 anos e seis meses de prisão. Ele responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Fonte: Cada Minuto
Publicada em 24 de April de 2019 às 08:28

 

Leia Também

Deputado Ismael Crispin atende demanda do vereador Maurinho e entrega quase meio milhão em investimentos ao Hospital Municipal de Costa Marques

O parlamentar, expressou sua satisfação em iniciar 2025 com mais uma entrega significativa para Costa Marques

Recursos na conta da prefeitura para nova rodoviária de Cacoal

Os recursos foram assegurados pelo deputado Cirone Deiró, com o apoio do governador Marcos Rocha

Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema

Segundo indicação, objetivo é preencher vacância do cargo na delegacia

Secretário de obras Geraldo Sena determina paralisação das obras da rodoviária Destemidos Pioneiros

Secretário de Obras Geraldo Sena Neto

Envie seu Comentário